Esportes Titulo Copa do Mundo
São Bernardo quer receber a Copa de 2014

Ser sede da Copa é o desejo de 18 cidades, que em março saberão quais serão as 12 selecionadas pela Fifa

Do Diário do Grande ABC
25/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Ser sede de uma Copa do Mundo é o desejo de 18 cidades que no mês de março saberão quais serão as 12 selecionadas pela Fifa para abrigar o Mundial de 2014, no Brasil. Alguns locais, como o Rio de Janeiro e São Paulo, já estão praticamente certos de receber partidas da competição e, assim, o sonho se estende para os municípios ao redor destes centros, para ser subsedes e recepcionar seleções.

Com São Bernardo isso não é diferente. O clube representante da cidade - São Bernardo Futebol Clube - estreou ontem na Série A-2 do Paulista e se o resultado for o planejado, ao final de maio, será mais um integrante do Grande ABC na elite do Paulistão em 2010. E para participar da competição no ano que vem, a Prefeitura e o próprio clube planejam reformas no Estádio 1º de Maio.

Hoje, o local conta com capacidade para 16 mil torcedores, mesmo com as arquibancadas à direita das cabines de imprensa interditadas. A intenção é liberar a área e integrá-la à arquibancada atrás do gol.

"Pretendemos realizar o fechamento do u e aumentar a capacidade do estádio para 22 mil pessoas", disse o presidente de honra do São Bernardo, Edinho Montemor. "Acredito que com esse total o estádio ficará muito confortável para receber os jogos."

Outras obras previstas estão nas cabines de imprensa, com a criação de um setor vip, na reforma do setor à frente das cabines e na tão sonhada e esperada implantação da iluminação. "Tudo isso já é ideia da atual administração", disse Edinho.

Da reforma em diante, tornar-se subsede da Copa de 2014 seria apenas um passo. "Isso é algo mais no nível do sonho, mas São Bernardo é uma cidade tão próxima da Capital, com uma estrutura de esportes muito boa e seria plausível ser subsede e receber uma seleção para treinar", planejou Montemor.

O Secretário de Esportes de São Bernardo, José Luiz Ferrarezi, disse que o prefeito Luiz Marinho (PT) já se movimenta para melhorar o estádio. "O Marinho me pediu estudos do 1º de Maio. Acreditamos e confiamos que o São Bernardo vai subir e, com isso, precisar de um estádio melhor", disse Ferrarezi, sem dar mais detalhes.

O secretário não crê, porém, em São Bernardo como subsede em 2014. "Não acredito nessa possibilidade. A gestão anterior não teve essa preocupação e as coisas para a Copa do Mundo estão sendo decididas via CBF (Confederação Brasileira de Futebol) já faz tempo", comentou. "É uma questão delicada porque envolve muito dinheiro, tanto na reforma quanto na manutenção", concluiu Ferrarezi.(colaborou Nilton Valentim)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;