Esportes Titulo Quatro vagas
Último desafio para a elite, Série A-2 do Paulista começa hoje
Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
24/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A bola começa a rolar neste sábado pelo Campeonato Paulista da Série A-2 e com ele o sonho de 20 clubes em chegar à elite do futebol estadual de 2010. Equipes de todo o Estado disputarão as quatro vagas de acesso. Ao final das 19 rodadas da primeira fase, já serão conhecidos os quatro rebaixados para a Série A-3, assim como os oito classificados à segunda fase - e, posteriormente, os quatro que sobem.

A edição de 2009 do Estadual promete ser uma das mais equilibradas e fortes de todos os tempos. Dos 20 participantes, 17 já estiveram na Série A-1, exceção a Monte Azul, Flamengo de Guarulhos e São Bernardo, representante do Grande ABC. Aliás, a região ostenta o atual título de campeão. No ano passado, o Santo André ergueu a taça (pela terceira vez na história) e conquistou o direito de voltar a figurar entre os grandes paulistas. O São Caetano também já foi campeão, em 2000.

Clubes de tradição da Capital e do Interior estarão em busca do lugar mais alto do pódio. Além dos três pré-citados, disputarão a Série A-2: América de Rio Preto, Portuguesa Santista, Juventus, Linense, Atlético Sorocaba, Taquaritinga, Comercial, São Bento, Ferroviária, Catanduvense, Rio Branco, Rio Claro, Rio Preto, São José, Sertãozinho, União Agrícola Barbarense e União São João.

Entre eles, Juventus, Rio Claro, Rio Preto e Sertãozinho caíram da Série A-1 no ano passado e vêm com tudo em busca do retorno à divisão principal. Por outro lado, Flamengo de Guarulhos, São Bernardo, Linense e União Barbarense conquistaram o acesso na Série A-3 e tentam dar continuidade ao sucesso da temporada passada.

A tarefa, porém, promete não ser das mais fáceis. As equipes se reforçaram, trouxeram atletas e treinadores experientes e algumas contam com o retrospecto a favor. O América de Rio Preto, por exemplo, já venceu três vezes a Série A-2. Ferroviária, Juventus e Taquaritinga vêm na sequência com dois títulos cada. Comercial, Linense, Portuguesa Santista, São Bento, União Barbarense e União São João completam a lista com um caneco cada. Portanto, 50% dos participantes já levantaram a taça pelo menos uma vez, acirrando ainda mais a disputa.

A rodada inicial será neste fim de semana. Hoje, às 16h, São Bernardo x Rio Branco e União Barbarense x Sertãozinho; às 17h, América x Catanduvense; e às 18h, São Bento x Rio Claro. Amanhã, às 10h, Linense x Rio Preto; às 11h, Flamengo x União São João; às 16h, Taquaritinga x Atlético Sorocaba, Monte Azul x Ferroviária e Portuguesa Santista x São José; e às 17h, Comercial x Juventus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;