Setecidades Titulo Descaso
São Bernardo demite médicos por ausência no trabalho
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
13/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


São Bernardo começa o ano na área da Saúde com a perda de cinco médicos municipais. Constantes faltas sem aviso prévio em dias de plantão culminaram na demissão do grupo ontem, que atuava em centros de saúde públicos da cidade, como os prontos-socorros Alvarenga e Central.

Na avaliação do recém-nomeado secretário de Saúde, Arthur Chioro, os médicos afastados prejudicavam não só a população como os demais profissionais.

"É uma situação de descalabro que estamos vivendo. Não se pode admitir que faltem aos plantões sem sequer avisar, não há possibilidade de administrar um sistema de Saúde se não houver responsabilidade", afirmou Chioro.

Além dos médicos da rede municipal, faz parte do grupo de exonerados especialistas da Fundação ABC que prestavam serviço à Prefeitura.

Chioro disse que as irregularidades se estenderam até o setor administrativo da Fundação ABC e outros sete funcionários da instituição, que trabalhavam para a saúde municipal, também perderam seus cargos.

"Espero que essa seja uma situação pontual, que não se repita. Vamos dar condições de trabalho e fazer revisão salarial, mas não vamos admitir essa falta de compromisso", falou Chioro.

Conforme o Código de Ética Médica, ausências injustificadas em plantão são tidas como falta disciplinar grave.

Os cinco médicos também foram denunciados ao Conselho Regional de Medicina.

Segundo Chioro, os médicos dispensados serão substituídos por outros que atualmente ocupam cargos administrativos na Secretaria de Saúde e que serão remanejados de função para atender a população.

O presidente do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos de São Bernardo) e a Fundação ABC foram procurados, mas até o fechamento da edição não foram localizados para comentar o caso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;