Setecidades Titulo Diadema
Abandonada, obra de UBS depende de novo projeto para sair do papel

Prefeitura de Diadema havia prometido retomar construção no Campanário em novembro

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
17/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Com obras paralisadas há cerca de um ano e quatro meses, a UBS (Unidade Básica de Saúde) Campanário, localizada na esquina da Rua Epiceia com a Avenida Sinésio Pereira, em Diadema, segue sem data para ser entregue à população.

Depois de não cumprir a promessa de que a construção do prédio seria retomada em novembro, a Prefeitura alega necessidade de elaboração de outro projeto estrutural para o espaço.

A má notícia para os moradores soma-se à crise na rede de Saúde do município. Desde que o prefeito Lauro Michels (PV) assumiu a Prefeitura, em 1° de janeiro do ano passado, 85 médicos pediram exoneração, o que equivale a demissão de um médico a cada quatro dias e meio.

O projeto de construção do Complexo Campanário – que também inclui escola de Educação Infantil já entregue – começou a sair do papel em agosto de 2008 e é de responsabilidade da empresa Ematec Engenharia. Placa instalada dentro da obra inacabada indica que a UBS deveria ter sido entregue até 20 de dezembro, com custo de R$ 2,1 milhões.

O terreno se tornou ponto de preocupação para os vizinhos, devido ao entulho acumulado, água parada e até mesmo abrigo para usuários de drogas. O Diário já denunciou a paralisação da obra, que é feita com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) outras vezes. A última foi em dezembro. De lá para cá não houve mudança no cenário. “Já estamos perdendo a esperança de que essa obra seja concluída”, diz o funcionário de fundição aposentado João Ramalho, 72 anos, que reside no bairro há 40. Ele destaca ainda que a UBS substituirá a unidade do Jardim Maria Tereza, que é pequena para atender à população do Campanário e jardins Amália e Santa Terezinha.

A administração municipal informou que realizou estudo do projeto da obra da UBS Campanário e que a Secretaria de Serviços e Obras constatou problemas de ordem estrutural e, por isso, elabora outro projeto. Sem dar prazos, a Prefeitura destacou que só poderá estabelecer retorno da obra após término desta fase.

Equipe do Diário é assaltada durante reportagem no local

A equipe de reportagem do Diário foi assaltada enquanto colhia informações junto aos moradores do Jardim Campanário sobre o abandono das obras da UBS do bairro na manhã de ontem. Dois indivíduos abordaram o repórter fotográfico Claudinei Plaza e roubaram todo o equipamento usado para produzir as imagens – câmera, duas lentes e flash –, além de bolsa e carteira com documentos.

O crime ocorreu na esquina da Rua Epiceia com a Avenida Sinésio Pereira, em frente ao canteiro de obras. Os ladrões, dois homens, usaram revólver para ameaçar o profissional e fugiram em uma moto Yamaha modelo Fazer, sem placa. Ambos estavam sem capacete. A ação durou cerca de três minutos.

O caso foi registrado e será investigado no 3º DP (Campanário).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;