Cena Política Titulo
De prefeiturável a corretor

Chiquinho do Zaíra (PSB) vai mudar de profissão.

Por Do Diário do Grande ABC
23/01/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Chiquinho do Zaíra (PSB) vai mudar de profissão. De articulador e homem-forte durante alguns meses do governo Leonel Damo (PV) e candidato à Prefeitura de Mauá, ele agora muda de rumo e vai para o balcão de negócios. Mas não negócios políticos. Chiquinho será corretor de imóveis na cidade. Não consegui confirmar se ele trabalhará ou não na imobiliária de Paulo Bio (PMDB) - que foi seu parceiro na chapa majoritária que conseguiu provocar o segundo turno no ano passado. Ser for, será um grande reforço no quadro de funcionários do comerciante-peemedebista porque, sem dúvida alguma, o Chiquinho é um nome muito conhecido em Mauá e, com dom político adquirido nos últimos anos, certamente conseguirá bons negócios. Ele só não pode negociar o aluguel de locais que um dia serviram de comitês eleitorais de candidatos derrotados. Parece sina, mas esses imóveis no Grande ABC geralmente não atraem interessados depois e costumam ficar fechados por meses, proporcionando lamentável prejuízo a seu proprietário. Deve ser a maldição das urnas.

Bastidores

Parente de sangue e de convívio
Embora a Súmula Vinculante do STF (Supremo Tribunal Federal) autorize a contratação de parentes para cargos de secretários, o prefeito reeleito de Ribeirão Pires extrapolou e montou a ‘República da Família'. Colocou no Paço o irmão Antonio Volpi, o filho Gustavo Volpi, além, é lógico, da mulher Lígia Volpi, mas ela não conta porque é a primeira-dama.

O outro filho, Rafael, já esteve no Paço na gestão passada. Mas, e a Vera Guazelli, secretária de Comunicação? Na cidade não há um morador que jamais tenha ouvido dizer ser ela prima do prefeito. Uns dizem que sim, outros dizem que não. Alegam que os dois estão juntos há tantos anos (desde quando Volpi foi deputado estadual) que Vera é considerada da família. Tudo bem! Mas, quantas pessoas formam a família do prefeito? Será que tem secretaria para todo mundo?

Mais parentes
A Câmara de Mauá fez duas contratações curiosas. Empregou dois parentes de Jesomar Alves Lobo, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos. Onde está a curiosidade disso? É que Jesomar foi coordenador de campanha de Chiquinho do Zaíra e sempre esteve ligado a Leonel Damo. Trata-se de mais um aliado do antigo governo que mudou de turma.

Na realidade, ele continua governista, só que agora do lado do petista Oswaldo Dias, rival de Leonel. Os contratados serão assessores de gabinete II na Casa assim que os vereadores iniciarem o ano legislativo.

Novo PT
O Partido dos Trabalhadores de São Caetano lamenta até hoje a paulada do destino (ou melhor, a enrascada) que atingiu Hamilton Lacerda. Não fosse o episódio da mala e do dossiê supostamente envolvendo tucanos, o PT da cidade não estaria tão moribundo como está hoje. Mas, se a possibilidade de Hamilton ressurgir das cinzas como o grande líder da oposição no município é pequena, novos ventos começam a soprar o diretório da Rua Espírito Santo. Há uma corrente positiva em torno da volta de Vera Severiano, que deixou o partido rumo ao Psol, não gostou do que viu e se desfiliou. Edgar Nóbrega, estrela solitária do PT na Câmara, é apontado como articulador desse regresso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;