Política Titulo
Ministro descarta aumento da contribuição de militares
Por Do Diário OnLine
15/01/2003 | 14:36
Compartilhar notícia


O ministro da Defesa, José Viegas Filho, afirmou nesta quarta-feira que em nenhum momento foi discutida a possibilidade de elevar a contribuição dos militares para a Previdência na reforma proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ministros, Lula pretende manter o tratamento diferenciado da categoria na reforma da Previdência.

Viegas esteve reunido nesta manhã com o ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, e com os comandantes do Exército, general Francisco Roberto de Albuquerque; da Aeronáutica, tenente brigadeiro Luiz Carlos da Silva Bueno; e da Marinha, almirante de esquadra Roberto de Guimarães Carvalho, para tratar do regime de previdência dos militares. Depois do encontro, os ministros concederam entrevista coletiva.

Segundo Viegas, não foi falado em qualquer momento de aumento da arrecadação em qualquer espécie. Para ele, o tratamento diferenciado aos militares é justo. Ele lembrou também que a categoria contribui com 11% de seu salário para a Previdência e que, mesmo com crescimento modesto da economia brasileira, o impacto do déficit da previdência dos militares é decrescente. "Estamos de acordo que deve se buscar o equilíbrio da Previdência", disse Viegas.

Já Berzoini afirmou que a reunião desta quarta serviu como início de avaliação sobre algo que deve ou pode ser mudado. Ele disse que a questão dos militares ainda não foi discutida e que o objetivo no momento é buscar um sistema sustentável no longo prazo.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Força Sindical já anunciaram nesta quarta-feira que farão manifestações caso haja tratamento diferenciado para as Forças Armadas na Reforma da Previdência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;