D+ Titulo
Alimentos que repõem líquidos
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
04/01/2009 | 07:02
Compartilhar notícia
Divulgação


Todo verão é a mesma coisa. Basta esquentar um pouco mais para que o desconforto comece a aparecer, assim como o suor excessivo e a sede. Embora seja mais comum ingerir líquidos nestas situações, muitas pessoas deixam de lado a saúde e ficam desidratadas. Receitas com ingredientes ricos em água podem ser boas aliadas para evitar esse problema.

Mas não são apenas os sucos - geralmente os mais recomendados - que ajudam na hidratação. Até mesmo pratos mais leves, como uma sopa gelada, por exemplo, podem resolver. É o que recomenda a nutricionista do Citen (Centro Integrado de Terapia Nutricional), Amanda Epifânio. "Basta ter criatividade", completa.

Segundo ela, todos têm a necessidade de pelo menos um litro de água por dia - o equivalente a cinco copos - para se manter hidratado. "A falta de líquido no organismo deixa a pessoa desidratada e causa cansaço intenso e desânimo inexplicável", relata a profissional.

Aqueles que praticam ginástica ou outros exercícios também precisam ter atenção, porque suam mais. "Fazer sucos mais elaborados e tomar água-de-coco pode ser uma solução para evitar a perda de água decorrente dos exercícios físicos."

Receitas de sucos que misturam laranja, mamão e acerola, que são mais energéticos, segundo ela, são muito boas para os atletas.

Embora em menor quantidade, o líquido é encontrado também, diz Amanda, em frutas comuns nesta época como a melancia, a ameixa e o melão. "Usadas nas sobremesas, por exemplo, a ingestão de frutas tem efeito menor do que beber líquidos, mas não deixam de hidratar o organismo", explica.

Sopa Gelada de Frutas Frescas
(Sabores da Cozinha Saudável)
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 1 melão médio; 375 g de morango; 125 g de bagos de uva; 2 maçãs picadas; 5 colheres (sopa) de suco de limão; 1/2 xícara (chá) de açúcar; 3 xícaras (chá) de água; 1 xícara (chá) de suco de laranja; iogurte natural a gosto; canela em pó.
Modo de preparo: Descasque o melão e corte-o em pedaços. Lave os morangos e as uvas. Coloque o melão, os morangos, as uvas, a maçã, o suco de limão, o açúcar e a água em uma panela. Cozinhe em fogo brando, sem tampa, por 15 minutos. Bata no liquidificador até obter um purê. Acrescente o suco de laranja. Deixe na geladeira por 2 horas, no mínimo. Sirva bem gelada, em pratos fundos, guarnecida com iogurte e uma pitada de canela em pó.

Chá de Frutas
(www.panelinha.com.br)
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 1 saquinho de chá de camomila; 1 saquinho de chá preto; 1 colher (sopa) de peras secas; 1 colher (sopa) de damascos picados em cubos; 2 xícaras (chá) de água;
açúcar ou adoçante a gosto.
Modo de preparo: Corte as frutas secas em pequenos cubos. Numa leiteira ou chaleira, leve a água ao fogo alto. Quando ferver, acrescente as frutas e deixe cozinhar por 3 minutos. Desligue o fogo e adicione os chás. Cubra com uma tampa e deixe descansar por 5 minutos. Retire os saquinhos e sirva a seguir.

Sopa de Melancia e Hortelã
(365 Receitas Fáceis com Azeite de Oliva Espanhol)
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Médio
Micro-ondas: Não
Freezer: Sim
Ingredientes: Folhas de 1/2 maço médio de hortelã; 2 xícaras (chá) de água-de-coco; 3 colheres (sopa) de azeite; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1/2 xícara (chá) de leite desnatado; 4 colheres (sopa) de açúcar; 1/2 melancia pequena picada.
Modo de preparo: Bata no liquidificador a hortelã com a água-de-coco. Despeje em uma fôrma para fazer gelo e leve ao congelador por seis horas ou até endurecer. Aqueça o azeite em uma panela, polvilhe a farinha de trigo e doure-a. Adicione, aos poucos e sem parar de mexer, o leite misturado com o açúcar. Cozinhe até obter um creme pouco consistente, retire do fogo, e ao amornar, despeje no copo do liquidificador. Junte a melancia, bata até ficar homogêneo e despeje a sopa em pratos. Distribua os cubos de hortelã e sirva em seguida. Se preferir, enfeite com folhas de hortelã.

Suco Verde
(Citen)
Rendimento: 2 copos
Tempo de preparo: 5 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 2 laranjas (150 ml);
1 folha grande de couve; 1 maçã verde.
Modo de preparo: Esprema as laranjas em espremedor ou processador. Bata o caldo com a folha de couve previamente higienizada e com a maçã verde. Acrescente água ou gelo se necessário.

Salada de Frutas ao Vinho
(www.panelinha.com.br)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 2 horas
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 2 laranjas-baía; 1 maçã do tipo fuji; 2 ameixas vermelhas; 1 cacho pequeno de uvas verdes; vinho moscatel a gosto; açúcar a gosto (opcional).
Modo de preparo: Prepare as frutas: descasque as laranjas e corte em gomos. Descasque a maçã e corte em cubinhos. Corte as ameixas ao meio, retire o caroço e pique as metades em pedaços médios. Corte as uvas ao meio e retire os caroços. Numa tigela, coloque as frutas preparadas e mexa bem. Acrescente o vinho moscatel aos poucos e adicione uma pitadinha de açúcar, se quiser. Misture novamente. Cubra a tigela com filme e leve à geladeira por no mínimo 1 hora. Antes de servir, misture bem.

Suco de Manga com Limão
(www.panelinha.com.br)
Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 5 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 35 g de manga descascada e picada; 200 ml de água, 2 colheres (sopa) de suco de limão; adoçante a gosto; gelo a gosto.
Modo de preparo: No liquidificador, junte todos os ingredientes, inclusive o gelo, e bata até obter um líquido cremoso e homogêneo. Transfira para um copo e sirva a seguir.

Salada de Maçã com Erva-Doce
(Sabores da Cozinha Saudável)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: pimenta-do-reino a gosto; 1 colher (chá) de mostarda; 1/4 de colher (chá) de noz-moscada ralada; suco de 1 limão; 2 maçãs cortadas em quadradinhos; 1 xícara (chá) de erva-doce bem picada; 1/2 xícara (chá) de nozes picadas; 1 cebola pequena picada; 1 colher (sopa) de salsinha picada; 2 colheres (sopa) de iogurte natural ou tempero de salada.
Modo de preparo: Misture a pimenta, a mostarda e a noz-moscada com o suco de limão. Coloque a maçã cortada, a erva-doce, as nozes, a cebola e a salsinha em uma tigela. Acrescente a mistura de suco de limão e mexa. Se for usar, acrescente o iogurte ou o tempero da salada e mexa levemente. Sirva sobre uma folha de alface como entrada ou acompanhamento de carnes, peixes ou aves.

Suco de Abacaxi com Cenoura
(Citen)
Rendimento: 2 copos
Tempo de preparo: 5 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 100 g de abacaxi fresco; 30 g de cenoura crua; 150 ml de água; hortelã a gosto.
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

Sopa de Tomate
(www.panelinha.com.br)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 2 horas
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 1/2 kg de tomate; 3 colheres (sopa) de azeite; 1 dente de alho picado; 2 colheres (sopa) de manjericão fresco picado; 1 e 1/4 de xícara (chá) de água quente; 1 filão de pão italiano; queijo parmesão ralado a gosto.
Modo de preparo: Retire a pele dos tomates. Corte-o em quatro partes. Coloque os tomates numa panela com água fervendo por alguns segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pela base do tomate, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. Para extrair as sementes, corte os tomates na metade horizontalmente e, com o dedo indicador, retire-as com o suco que as envolve. Não lave os tomates, pois a água pode até tirar as últimas sementes, mas leva junto parte do sabor. Corte os tomates em cubinhos. Coloque o azeite numa panela média e leve ao fogo médio para aquecer. Junte o alho picado e refogue por 1 minuto, mexendo sempre. Em seguida, adicione os cubinhos de tomate e deixe cozinhar por, aproximadamente, 30 minutos. Junte a água quente, misture levemente e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Enquanto a sopa cozinha, corte o filão de pão italiano em 8 rodelas de 3 cm de espessura. Retire a casca de cada rodela e reserve apenas o miolo delas. Acrescente o manjericão picado à sopa e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Retire do fogo e adicione o pão. O pão deverá absorver parte do líquido e engrossar a sopa. Retire a sopa do fogo, polvilhe com parmesão ralado e sirva em seguida. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;