Setecidades Titulo A partir de segunda
Governo de SP determina fechamento de shoppings

Medida vale também para academias na Região Metropolitana e vai vigorar até dia 30 de abril

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
19/03/2020 | 00:01
Compartilhar notícia
Banco de Dados/Dgabc


O governo do Estado de São Paulo anunciou ontem novas medidas para contenção da pandemia de Covid-19. Entre elas, a recomendação de que todos os shoppings centers da Região Metropolitana de São Paulo, que inclui as cidades do Grande ABC, permaneçam fechados a partir de segunda-feira, até o dia 30 de abril. A medida visa diminuir as aglomerações. O governador João Doria (PSDB) reforçou o pedido para que pessoas com mais de 60 anos não saiam de casa. O comércio de rua deve seguir funcionando normalmente, mas sem promover eventos que juntem muitas pessoas.

Os shoppings terão os próximos dias para fazer, se julgarem adequado, programação para fechamento parcial. Doria foi questionado sobre a necessidade de usar apoio policial para encerrar estabelecimentos que não seguirem a recomendação e afirmou que até o momento todas as recomendações do governo foram seguidas, mas que não haverá exitação em se fazer cumprir o que está sendo determinado. As academias de ginástica também devem suspender as suas atividades. 

Entre os shoppings da região, o Golden, de São Bernardo, e o ParkShopping, de São Caetano, já fecham as portas hoje. O Metrópole, de São Bernardo, vai manter funcionando apenas o supermercado, a farmácia e o delivery da praça de alimentação. Atrium e ABC, em Santo André, e Praça da Moça, em Diadema, aguardam definição das administradoras. Os outros não responderam.

Ainda como medida para evitar a circulação de idosos, as 37 farmácias de alto custo do Estado – três das quais estão no Grande ABC, em Santo André, São Bernardo e São Caetano – vão passar a dispensar os medicamentos para ciclos de uso de três meses, e não mais mensalmente. Os remédios que não estiverem disponíveis nos próximos dias para entrega trimestral serão enviados à residência dos pacientes. O Estado não detalhou como se dará essa operacionalização.

O governo também anunciou linha de crédito de R$ 275 milhões para pequenos negócios dos setores de economia criativa, turismo e comércio, que, segundo a administração estadual, são os mais afetados. As pessoas que fizeram empréstimos por meio do Banco do Povo e da Agência Desenvolve-SP terão até 90 dias para começar a pagar. João Doria pediu aos empregadores que preservem, o máximo possível, os empregos e postos de trabalho. “Nossa prioridade é salvar vidas, mas também preservar a economia. O coronavírus não vai existir para sempre”, pontuou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;