Setecidades Titulo
Jardim Inamar terá festa da cidadania
Thiago Krauss
Do Diário do Grande ABC
30/05/2007 | 07:07
Compartilhar notícia


A Escola Municipal Jardim Inamar, em Diadema, que recebe a ação Diário do Grande ABC nos Bairros no próximo sábado, é cenário de muitas histórias. Antes de ser construída a unidade, por exemplo, a área abrigava um campo de futebol. Também foi espaço de aulas antes de se tornar oficialmente uma escola.

Entre 1969 e 1971, educadoras ensinaram pessoas da comunidade na base do improviso. “Eu me lembro que naquele tempo tinha um vestiário de madeira que, além de ser utilizado pelos jogadores, também abrigava professoras que davam aulas ali. O engraçado é que, alguns anos depois, o espaço virou esta linda escola” narra a copeira Maria Ester Rodrigues, 48 anos, moradora do bairro há pelo menos 40.

Inaugurada em 1978, a unidade de ensino – que contava com apenas duas salas – foi instalada na Avenida Antônio Silvio Cunha Bueno, onde agora funcionam o Centro Cultural Inamar e o observatório. Em 16 de fevereiro de 1992, a unidade foi transferida para o atual endereço, Rua Vega, onde foram construídas sete salas para receber as crianças do período integral (creche).

Dois meses depois, mais 14 salas foram criadas para atender também as crianças da educação infantil período parcial. Hoje, estão matriculados 933 alunos, que, segundo a assistente de Coordenação Maria Aparecida Pinto, são muito comprometidos com as atividades realizadas pela escola. “Como a comunidade é bastante participativa, acredito que algo em torno de 3 mil pessoas devam passar por aqui no sábado. Vamos torcer para que o tempo esteja bom”, diz.

Para atender a uma reivindicação dos moradores do bairro, a escola passou por uma pequena ampliação e, em 2003, recebeu uma sala para a prática de atividades físicas. Responsável por incentivar a comunidade a integrar o Programa Mulher em Movimento, a professora de Educação Física Tânia Borbaro, 46 anos, ressalta que, além de ser uma oportunidade de interação, também proporciona melhora na qualidade de vida. Como adicional à ginástica, o programa oferece alongamentos, passeios, festas e outras atividades.

Parcerias - Este é o primeiro evento realizado em Diadema neste ano. O Diário conta com a parceria da Prefeitura e o apoio do Instituto Embelleze.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;