Economia Titulo
Santo André cria projeto para empregar deficientes
Niceia de Freitas
Do Diário do Grande ABC
28/04/2004 | 00:22
Compartilhar notícia


Inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho é o objetivo do Projeto Deficiência, Emprego e Cidadania, lançado nesta terça pela Prefeitura de Santo André e a CTR (Central de Trabalho e Renda), na sede da Central, em Santo André. Segundo dados da Prefeitura, cerca de 45 mil pessoas na cidade, 7% da população, têm algum tipo de deficiência. Apesar dessa demanda, tanto a oferta quanto a procura no mercado é pequena. Do número de cadastros na Central (617 mil), 1% se refere a deficientes.

De acordo com Gínez Garcia, funcionário da Assessoria da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Inclusão Social e Habitação da Prefeitura de Santo André, o projeto visa à capacitação da equipe de profissionais da CTR para que eles possam promover a qualificação e ampliar a colocação dessas pessoas no mercado de trabalho. A expectativa é que até o final do ano agentes de atendimento, selecionadores e captadores de vagas da agência pública de emprego sejam capacitados para lidar com as especificidades que envolvem as deficiências visual, auditiva, física e mental. Para Garcia, a maior procura pelo projeto seria de deficientes físicos, embora o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponte que a deficiência visual é preponderante no Brasil.

"Uma pessoa com deficiência é, antes dessa condição, um cidadão, mas tanto os selecionadores quanto os empregadores precisam de informações corretas sobre o potencial desse segmento", afirma. De acordo com Garcia, além das dificuldades normais do mercado, os deficientes têm problemas adicionais por causa do preconceito. "De um modo geral, empregadores e agentes de recolocação não sabem, por exemplo, que um jovem com baixa visão, entre 10% e 15%, pode perfeitamente concorrer a uma vaga de office-boy, exercendo todas as funções do cargo", explica.

Além das oficinas de sensibilização e capacitação, o projeto prevê visitas às instituições parceiras e empresas que já empregam deficientes.

De acordo com a Lei de Cotas, de 1991, regulamentada em 1999, todas as empresas com mais de 100 funcionários devem ter em seus quadros entre 2% e 5% de pessoas com deficiência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;