Setecidades Titulo
Presos se rebelam e fazem refém em Santo André
Por Maria Teresa Orlandi
Do Diário OnLine
03/09/2001 | 13:51
Compartilhar notícia


Os 323 presos da Cadeia Pública de Santo André se rebelaram após uma tentativa frustrada de fuga no início da madrugada desta segunda-feira. Eles tomaram como refém o carcereiro Múcio Assis Ladeira, 30 anos, e só deram fim ao motim depois de dez horas, na presença de uma juíza corregedora. Ninguém ficou ferido.

A rebelião começou por volta de meia-noite e meia, depois que policiais encontraram um túnel em uma das celas. Um grupo de presos estourou cadeados, derrubou parte das grades e rendeu o carcereiro com um objeto que simulava uma pistola.

Os detentos reivindicavam melhoria na assistência médica e transferência de presos, já que a capacidade máxima do cadeião é de 98 pessoas. O refém foi libertado por volta das 10h, após as negociações entre os rebelados, a juíza corregedora Flávia Beatriz Gonçalez e o diretor do presídio, Itamar Martins.

De acordo com a juíza, não haverá transferências enquanto não forem avaliados os casos de presos com direito ao regime semi-aberto. “O problema é que o processo é demorado. Precisamos de dois a três meses para analisar o benefício”, explicou.

Martins se comprometeu a fazer uma lista de presos doentes e daqueles que foram baleados antes de serem detidos, para que eles tenham tratamento especializado.

As visitas desta semana — terça e quinta-feiras — estão mantidas a pedido dos presos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;