Memória Titulo
O exemplo deste craque, aos 68 anos...

Esmir Sartorelli, o Velho. Aos 68 anos, é maratonista e jogador de futebol...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/01/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Esmir Sartorelli, o Velho. Aos 68 anos, é maratonista e jogador de futebol. Nasceu em 4 de junho de 1943, em Itapira (SP). Veio para São Bernardo em 1969. Metalúrgico aposentado, hoje é comerciante. Tem bazar e papelaria no Jardim da Saúde, onde mora. Mas está sempre em São Bernardo: é o presidente do conselho do Lavinia EC.Profissionalmente, foram 31 anos de Volkswagen. 

Chegou a encarregado de manutenção. Aos sábados à tarde, joga futebol pelos veteranos do Lavinia; atua também pelos veteranos da Portuguesa de Desportos, no Canindé; aos domingos, pela manhã, participa de maratonas esportivas. É comum correr dez, 15, 20 quilômetros a cada prova. Ano passado fez bonito na Maratona de São Paulo, numa arrancada de 22,5 quilômetros.

Esmir Sartorelli, quarto-zagueiro ou volante. Joga os 90 minutos de uma partida com tranquilidade. E cultua a memória. Está na página do álbum de figurinhas que Memória organiza, em parceria com a Secretaria de Planejamento de São Bernardo.

Sábado, 21 de janeiro de 1962
Manchete - Blitz contra escuridão em Santo André: luminárias a vapor de mercúrio serão instaladas em 16 ruas do Centro

EM 21 DE FEVEREIRO DE...
1912 - Rolando Frati nasce no bairro Pinheiros, em São Paulo. Foi secretário-geral do Partido Comunista em Santo André; em 1969, um dos 15 presos políticos trocados com o embaixador norte-americano Burke Elbrick. 

Trabalhadores
NÚMERO DE ORDEM
65 - João Cubas Soares, de Santa Isabel (SP). Operário da Rhodia. Residia no Parque das Nações.
66 - Atílio Moretti, de Guaranesia (MG). Operário da Rhodia. Residia à Rua Dr. Messuti, 135.
67 - Gabriel dos Santos, de Jundiaí (SP). Encarregado da fábrica de adubos Fernando Hackradt. Residia à Rua Rússia, 156. 
Fonte - 2º Livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

HOJE 
Dia Mundial da Religião e Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 21 de janeiro de 1982

Manchete - Multidão canta e chora no adeus final a Elis, sepultada no Cemitério do Morumbi
* Elis Regina, saudades do Brasil. Reportagem: Claudia Muller, Helena Domingues e Kátia Dotto (fotos).
* Teatro em construção no bairro Assunção, em São Bernardo, terá o nome de Elis Regina, por orientação do prefeito Tito Costa.
MOVIMENTO SINDICAL 
Aposentados do Grande ABC aprovam manifesto de repúdio ao pacote da Previdência Social. Eles defendem a manutenção da aposentadoria por tempo de serviço, em contraposição à por idade.
Editorial - Municípios asfixiados pedem socorroPolítica (Zeilton de Oliveira) - Câmara poderá ter mais 80 deputados. Que benefício isso trará à Nação.
Educação - Mobral montará pré-escolas no Grande ABC.
Futebol - EC Santo André perde o futebol de Lance.

USCS 
Dos anais do centro de memória da USCS, o registro do nascimento de dois dos alunos da primeira turma do curso pioneiro de Administração de Empresas, 1970.
1 - Walter Weber, nascido em Presidente Wenceslau (SP), em 21-1-1946.
2 - Carlos Roberto Sérgole, de Santo André, nascido em 21-1-1949.

SANTOS DO DIA
Inês (virgem e mártir), Frutuoso e Epifânio.
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.
Na foto, São Sebastião. Século 18. Procedência: antiga igreja de Santo Amaro. Barro cozido e policromado.
Fontes: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro; Contatos: 3326-1373 - 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br .




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;