Economia Titulo
Lula se reúne com Morales e Bachelet para lançar corredor no oceano
Por Do Diário OnLine
Com AFP
15/12/2007 | 15:12
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne neste domingo em La Paz (capital boliviana) com os chefes de Estado da Bolívia, Evo Morales, e do Chile, Michelle Bachelet. O objetivo será o lançamento do projeto do corredor bioceânico que, passando pela Bolívia, ligará o porto de Santos, no litoral paulista, a província chilena de Arica.

O corredor terá uma extensão de 4.700 km e permitirá ao Brasil o acesso ao oceano Pacífico. Com isso, ficará facilitado o comércio entre brasileiros e asiáticos. Já o Chile poderá chegar ao oceano Atlântico e a Bolívia, que não tem acesso direto a nenhum mar, poderá chegar aos dois oceanos.

Os governantes analisarão os prazos para inaugurar as obras e os aportes financeiros que cada país deve destinar a esta iniciativa, além de aprovar um calendário de trabalho específico do corredor bioceânico.

A obra será fundamental para os três países já que, com ela, o Brasil diminuirá o tempo de transporte de seus produtos para os portos do Pacífico, a Bolívia vai se beneficiar com a infra-estrutura pela qual movimentará cerca de 70% de suas exportações e o Chile poderá se conectar com o Atlântico.

A Bolívia possui uma excepcional posição geopolítica que, segundo analistas econômicos, confere ao país um papel importante na integração econômica regional, servindo de ponte neste primeiro corredor bioceânico.

Segundo os exportadores bolivianos, este corredor permitirá que os produtores brasileiros tenham acesso por esta via aos mercados da Ásia e, em contrapartida, as companhias asiáticas cheguem a um mercado de 180 milhões de pessoas (população brasileira).

O corredor bioceânico, que será lançado oficialmente no domingo por Lula, Morales e Bachelet, deve começar a operar plenamente no final de 2008.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;