Internacional Titulo
Militares buscam saída para crise instalada no Paquistao
Por Do Diário do Grande ABC
14/10/1999 | 11:48
Compartilhar notícia


Três dias após o golpe, os militares paquistaneses continuam procurando uma saída constitucional para a crise criada com o golpe de Estado que derrubou o Primeiro-Ministro Nawaz Sharif.

Uma decisao sobre a composiçao do governo, conforme fontes militares, pode ser anunciada nesta quinta-feira. As consultas prosseguem entre os militares e setores da sociedade civil que apoiaram o golpe.

De acordo com declaraçoes de fontes militares Sharif, detido pelo exército depois do golpe de Estado de terça-feira, havia sido transferido de sua residência oficial de Islamabad para um paradeiro desconhecido, porém``situado nos arredores da capital'.

Segundo fontes diplomáticas, desde quarta-feira os responsáveis militares estao dando garantias à comunidade internacional durante para encontros entre funcionários do ministério das Relaçoes Exteriores e embaixadores destacados em Islamabad.

O destino da Assembléia Nacional e das Assembléias Provinciais ainda nao foi decidido assim como a imposiçao, ou nao, da Lei Marcial.

A primeira reaçao dos meios econômicos ao golpe foi negativa, com uma queda de 8% da bolsa de Karachi, a mais importante do país, que nesta quinta-feira reiniciou suas operaçoes após um dia de interrupçao.

A Bolsa havia sido fechada quarta-feira, depois da decisao do Banco do Paquistao de suspender suas transaçoes durante um dia a fim de evitar pânico entre poupadores e correntistas dos bancos.

Por outro lado, o Banco do Paquistao decidiu suspender as operaçoes com divisas estrangeiras durante uma semana.

As reservas em divisas estrangeiras do Paquistao sao estimadas atualmente em 1,4 bilhao de dólares, o equivalente a apenas três semanas de importaçoes.

A imprensa do país pede o retorno a um governo civil e rechaça a imposiçao de uma eventual Lei Marcial.

Na opiniao do jornal The Nation, o exército team a ``responsabilidade' de ``colocar o país de novo em marcha' e para isso ``eleiçoes e um governo representativo sao condiçoes prévias essenciais'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;