Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Seu primeiro emprego em 2016
Cíntia Bortotto
04/01/2016 | 07:08
Compartilhar notícia


Feliz Ano-Novo! Nada como começar o ano falando sobre o futuro. No entanto, apesar de estarmos começando uma nova etapa, nem tudo são flores.

A situação do emprego no Brasil se deteriorou sobremaneira em 2015. Especialistas apontam que 2016 será ainda mais difícil. Tivemos uma queda em 10% das vagas com carteira assinada no ano que se findou, com impacto maior entre os jovens com idades entre 15 e 25 anos. E, neste ano, teremos mais de 1,5 milhão de novos trabalhadores no mercado, procurando por seu primeiro emprego.

Você está nesta fase da vida? Qual é o melhor momento para entrar no mercado de trabalho? Esta é uma discussão intensa. Algumas pessoas acreditam que é melhor se dedicar apenas aos estudos durante o Ensino Médio para fortalecer seu conhecimento e passar em uma universidade de muito bom nível. Há aqueles que defendem, entretanto, que o primeiro emprego deve vir ainda durante o Ensino Médio, como forma de ganhar experiência.

COMEÇO CEDO - Pertenço ao grupo que defende o ingresso rápido no mercado de trabalho. Verdadeiramente acredito que é possível trabalhar e ganhar conhecimento prático, e ainda estudar para passar em um bom vestibular. Em algum momento, um curso preparatório para prestar vestibular pode contribuir, mas o trabalho desde cedo pode ajudar em futuros programas de estágio e trainee.

Se você faz um colégio técnico, as vagas são oferecidas nos murais das próprias instituições de ensino. Se frequenta o Ensino Médio regular, procure nos principais sites de emprego, como vagas.com, empregos.com, curriculum.com e instituições governamentais.

Ainda é possível encontrar o primeiro emprego em jornais. Além disso, tendência que toma cada vez mais corpo nas empresas é a busca de oportunidades por meio das redes sociais. Alguns segmentos têm como uma de suas características oferecer o primeiro emprego para muitos profissionais. São exemplos empresas de contact center, da construção civil, do setor bancário, entre outros.

Para encontrar uma oportunidade, procure buscá-la em diferentes fontes e tente ao máximo saber que tipo de vaga tem mais semelhança com você. Saiba o que lhe motiva e quais são os seus interesses.

PASSO A PASSO - Para montar um bom currículo para o primeiro emprego, preocupe-se principalmente em deixar mais de uma forma de a empresa entrar em contato com você. Deixe claro o objetivo e ele deve ser correspondente com a vaga em questão. Destaque os estudos, cursos e complemente com outras informações que podem ser relevantes, como atividades sociais. Demonstre interesses que podem diferenciar seu currículo para a empresa que está contratando.

Depois de chamado, como ir bem na entrevista? Deixe clara a sua vontade de trabalhar, isso conta muito quando se fala em um primeiro emprego. Além disso, destaque competências como comunicação e capacidade de analisar o que lhe é dito. Demonstre também seus valores, principalmente se eles passarem por itens como comprometimento, pontualidade e respeito pelo outro.

Entrar em uma grande companhia ou em uma instituição preocupada com seu desenvolvimento e evolução pode ser a chave para uma carreira de sucesso.

Não se esqueça de olhar para isso quando for buscar seu primeiro emprego!

Apesar dos pesares e do momento difícil da nossa economia, temos de fazer nossa parte! Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;