Cultura & Lazer Titulo
‘Sábado’ abre dia no Centro Cultural
Por Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
17/01/2003 | 20:06
Compartilhar notícia


Ugo Giorgetti descontinuou a carreira de comédias com o recente O Príncipe, mas não a sua fiança no passado, num bricabraque de memórias que vem evidente desde Sábado (1995), filme que abre neste sábado, às 16h, a mostra de obras do acervo do CCSP (Centro Cultural São Paulo). São filmes-irmãos, os dois velam pela memória do Centro de São Paulo. O Príncipe, fundado no choque melancólico, e Sábado, com menos choque e igual melancolia, da qual deriva seu humor.   

A comédia está em todo canto da fita, as situações e os personagens são como satélites críticos de um edifício no Centrão. Antes aristocrático, hoje um legítimo treme-treme. É lá que uma equipe de publicidade pretende filmar um comercial. É onde um elevador (o único) pifa e faz prisioneiros moradores e um cadáver. Lá também é um lugar em que quanto pior melhor. Filmado na Cia. Vera Cruz numa época de vacas magérrimas (mais ainda do que hoje, dias de Carandiru e Aurélia Schwarzenêga), o longa segue a linha comédia acidulante de Festa, ou como rir da angústia alheia.   

Ainda neste sábado, o CCSP apresenta Os Três Zuretas (18h), o filme infantil com sotaque caipira de Cecílio Neto, e No Rio das Amazonas (20h), documentário que levou o diretor Ricardo Dias a registrar a vida de ribeirinhos na Amazônia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;