Cultura & Lazer Titulo 20 Anos
Orquestra de Violeiros leva sua história ao palco
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
30/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Perto de completar 20 anos de lutas e conquistas, a Orquestra de Violeiros de Mauá protagoniza hoje, às 20h, espetáculo no Teatro Municipal de sua cidade (Avenida João Ramalho, 353. Tel.: 4555-0086), com entrada franca.

O musical, intitulado "Orquestra de Violeiros de Mauá e Sua Origem", mostra a história da formação a partir do caipira que sonha em se mudar para a cidade. "Depois, longe da roça, ele percebe as diferenças no modo de vida", afirma a presidente Josefa Corina Santos Sousa.

Fundada em agosto de 1990, a formação tem como proposta difundir as músicas caipira e sacra. Já gravou cinco discos, que têm faixas exibidas na montagem. "São canções já conhecidas por todos, gravadas por outros artistas", conta Josefa.

Com regência de Rodrigo Hernandes, a orquestra agora espera ter patrocínio para conseguir gravar em agosto - mês do aniversário - o sexto álbum, ainda sem nome definido. Entre as pedidas, estão Asa Branca, Beijinho Doce e Capelinha.

O grupo de músicos voluntários, formado a partir de pessoas que cantavam em missas da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, já enfrentou dificuldades: "Teve época em que foi preciso cada um colaborar com R$ 10 para gravarmos um CD", lembra a presidente.

A Orquestra de Violeiros - assim como o Grupo Catira Az de Ouro e o Teatro Municipal - foi tombada pelo Condephaat-MA (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico de Mauá), no mês passado. Josefa espera que, com este reconhecimento, tenha mais apoios financeiros. "Assim, poderemos tocar o trabalho com mais dignidade", afirma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;