Política Titulo Novo cidadão
Título a Barbosa é provocação, diz Reali

Homenageado ontem como cidadão de Diadema, ex-prefeito comenta sobre polêmica

Por Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
25/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Homenageado ontem à noite com título de cidadão diademense, o ex-prefeito Mário Reali considerou provocação da oposição a proposta de entrega da honraria ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa.

“É pura provocação da oposição ao PT, mas eu não me sinto atingido por isso”, disse Reali, referindo-se ao tributo idealizado pelo vereador Atevaldo Leitão (PSDB) para um dos responsáveis pelo julgamento do Mensalão.

A proposta causou polêmica e levantou o debate na Câmara sobre quem tem direito de receber o tributo. Na semana passada, os vereadores resolveram suspender por 120 dias todas as homenagens em tramitação, incluindo a de Barbosa.

O líder da bancada petista, Josa Queiroz chegou a entrar com recurso para que fossem agraciados apenas aqueles que tenham trabalhado pela cidade, conforme versam a LOM (Lei Orgânica do Município) e o regimento interno da Câmara.

“Me sinto filho de Diadema porque foi a cidade que eu escolhi para viver há 25 anos e onde estou criando meus filhos. Além disso, fiz parte de um projeto coletivo em prol da cidade”, avaliou o ex-comandante do Paço, justificando o recebimento da homenagem.

A entrega do título de cidadão para Reali foi apresentada em 2008 pelo ex-vereador Laércio Soares (PCdoB), hoje assessor especial do chefe do Executivo, Lauro Michels (PV), que derrotou o petista quando ele buscava a reeleição. Mas, como ainda não havia sido entregue, a parlamentar Lilian Cabrera (PT) apresentou requerimento para ter o direito de diplomar o aliado.

“O Mário atuou na elaboração de importantes políticas sociais em Diadema, portanto, é mais do que justa essa homenagem”, disse a petista, assessora de Reali quando ele foi deputado estadual (entre 2003 e 2008) e atuou na Secretaria de Assistência Social quando o petista foi prefeito.

Pivô da polêmica no Legislativo, Atevaldo acompanhou a solenidade e concordou com o tributo a Reali. “Ele trabalhou pela cidade por quatro anos. Dizer que ele não merece a honraria é demagogia. Gostaria que os petistas tivessem essa humildade de acolher a homenagem ao Joaquim Barbosa”, salientou o tucano.

PRESTIGIADO
Apesar de não conseguir manter o petismo no comando de Diadema, Mário Reali foi prestigiado pelas principais lideranças do partido na cidade e pelos ex-prefeitos Gilson Menezes (PSB) e José de Filippi Júnior (PT), que atualmente é titular da Pasta da Saúde na Capital.

A derrota no pleito deflagrou um racha no partido, que minimizou o apoio interno a Reali. Dos seis representantes do PT na Casa, apenas Lilian Cabrera e o candidato a deputado estadual José Antônio apoiarão seu projeto político.

Durante a solenidade, o clima era de exaltação a Reali. Ainda que de maneira contida, os aliados elogiaram seu trabalho no Paço e comentaram sobre a possibilidade de a cidade voltar a ter um deputado federal. Em 2010, Filippi assegurou assento em Brasília, mas se afastou do cargo em 2012, para integrar a equipe de Fernando Haddad (PT).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;