Cultura & Lazer Titulo Especial
Viajando o mundo
em busca de equilíbrio

Exposição 'Genesis', com fotografias de Sebastião
Salgado, abre nesta quarta-feira no Sesc Sto.André

Por Luís Felipe Soares
07/01/2014 | 07:05
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


Na 'Bíblia', 'Gênesis' é o primeiro capítulo, que revela como Deus criou o céu e a Terra, os animais e o homem. As páginas traduzem uma era na qual tudo vivia em harmonia. O mundo atual revela uma realidade onde as necessidades e excessos do ser humano foram (e continuam sendo) desculpas para mudanças praticamente irreversíveis do planeta.

Após apresentar seu olhar sentimental para temas sociais e políticos ao longo da carreira, Sebastião Salgado cansou-se das desgraças que acompanhou em viagens pelo mundo. O fotógrafo brasileiro radicado em Paris, na França, dedicou seu tempo entre 2004 e 2011 para tentar buscar resquícios do equilíbrio entre as pessoas e a natureza. A jornada rendeu o elogiado ensaio 'Genesis', apresentado ao público no ano passado em livro e no formato de exposição no Sesc Belenzinho, em São Paulo. Agora, a visão recheada de esperança do autor está espalhada pela área de convivência do Sesc Santo André. Com abertura para o público marcada para amanhã, a mostra segue em visitação gratuita até o dia 4 de março.

O rico acervo em preto e branco é formado por um total de 245 fotografias que também já passaram pelo Museu do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro, e pelo conceituado National History Museum, em Londres, na Inglaterra. Os registros foram feitos em regiões remotas da Terra, casos da Antártica, Indonésia, Botswana, Ilhas Sandwich do Sul e Pantanal. Todo o material foi selecionado pela curadora Lélia Wanick Salgado, mulher do artista.

A ideia do fotógrafo foi deixar de observar o homem e seus problemas, como visto em projetos como 'Êxodos' e 'Trabalhadores', para encontrar valor no que há a seu redor. Desta vez, sua mira está voltada a animais, planícies, montanhas e rios. Muitos dos cenários apontam o que ainda de primitivo existe no mundo contemporâneo, entre eles elefantes em Zâmbia, os poucos habitantes da península de Yamal, na Sibéria, e grupos indígenas moradores da bacia do Xingu, no Estado de Mato Grosso. O toque está em lidar com a luz da maneira desejada em meio à ausência de cores.

Na exposição, as imagens estão divididas em cinco seções: Planeta Sul, África, Terras do Norte, Amazonia e Pantanal e Santuário, este último viajando por cenas de locais como Ilhas Galápagos e Madagascar. As obras de Salgado chamam a atenção pelo impacto visual, mas têm em seu caráter informativo uma força especial. É a arte de motivar reflexões por meio da vida e da natureza.

Respeito pelo conteúdo e processo marcam o fotógrafo

Considerado um dos grandes ícones da fotografia mundial, Sebastião Salgado tem seu trabalho respeitado por profissionais, amadores e pelo público que apenas gosta de ver uma boa imagem. Os longos processos que marcam seus projetos, assim como seus temas profundos, fazem com que os resultados sejam recebidos de maneira diferente.

“Vivemos um momento no qual o acesso fácil à tecnologia tem transformado todos em fotógrafos, mas as atenções estão voltadas a assuntos banais. Ele faz uma fotografia que não é só imagem, mas que trabalha com um engajamento especial. Sua foto sempre tem conteúdo”, afirma a fotógrafa Bruna Fonte, de São Bernardo, que não pôde ver a exposição 'Genesis' em São Paulo no ano passado e irá aproveitar a vinda da atração para o Grande ABC. “Salgado criou um estilo próprio que independe de regra. Há sempre algo bucólico e as obras sempre te tocam de alguma forma.”

Sócio-fundador do Fotoclube ABCclick, Ailton Tenório ressalta o processo utilizado pelo autor. “Tecnicamente, ele é impecável. Fotografando, você vê tudo com o colorido normal, mas ele gosta de trabalhar com o contraste e o grafismo do preto e branco. Ele sabe o que procura. Todo fotógrafo, assim como ele, deve saber lidar bem com a pós-produção”, analisa. “A oportunidade da mostra é única. Uma coisa é você ver as fotos na tela do computador, do celular, e outra é você conferir a revelação do jeito que o autor quer.”

GenesisExposição. A partir de amanhã. No Sesc Santo André (área de convivência) – Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Terça a sexta, das 10h às 21h30; sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h30. Grátis. Até 4 de março.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;