Internacional Titulo
Acidentes de trabalho causam 1 mihao de mortes por ano
Por Do Diário do Grande ABC
11/04/1999 | 15:09
Compartilhar notícia


A cada ano ocorrem mais de um milhao de mortes relacionadas com o trabalho, enquanto que centenas de milhoes de trabalhadores em todo o mundo sao vítimas de acidentes e estao expostos a produtos perigosos, segundo a Organizaçao Internacional do Trabalho (OIT).

Em um comunicado publicado este domingo pela agência das Naçoes Unidas sediada em Genebra, na véspera do Congresso mundial sobre a saúde e a segurança do trabalho em Sao Paulo (Brasil), se informa que 250 milhoes de acidentes profissionais anuais implicam baixas de trabalho, "o equivalente a cerca de 685 mil acidentes por dia".

Em média, três mil pessoas morrem diariamente "por causa do trabalho"', ou seja, duas por minuto.

Um quarto das mortes implica trabalhadores expostos a substâncias perigosas que produzem graves enfermidades, como o câncer ou problemas cardiovasculares, respiratórios ou nervosos. O amianto, por exemplo, é responsável pela morte de 10 mil trabalhadores por ano, segundo a OIT.

Doze milhoes de acidentes profissionais implicam crianças trabalhadoras. Deles, uma média de 12 mil é mortal. Segundo o cômputo da OIT, o índice de mortes de origem profissional nos países industrializados desenvolvidos representa a metade do que se registra na Europa Central e do Leste, na China e na India.

Em alguns países da América Latina e do Caribe, esses índices sao mais elevados e no Oriente Médio (exceçao de China e India), eqüivalem a quatro vezes os dos países industrializados. O número de mortes relacionadas com o trabalho supera a média atual de mortes em rodovias (990 mil), em conflitos a armados (502 mil), por violência (563 mil) e pela Aids (312 mil), afirma a OIT.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;