Diarinho Titulo Parceria
Amizade verdadeira de outro mundo

Os amigos Luca e Alfredo querem viver um período de férias divertido, mas guardam um 'terrível' segredo

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
20/06/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Divulgação


Jovem, tímido e inseguro. Assim é Luca, um menino que está aprendendo a aproveitar melhor a vida, mas de uma forma diferente. Luca fez amizade com Alberto, que, por acaso, vai ensinar o garoto a ser um pouco mais corajoso. Juntos, eles vão divertir toda família na nova animação da Pixar. Luca está disponível na plataforma de streaming Disney+. 

Os dois jovens sonham em passar um verão divertido, cheio de brincadeiras, como jogar bola e tomar um sorvete. Tudo isso na Itália. Luca e Alberto, porém, guardam um segredo: eles são monstros marinhos. É isso mesmo! Mas os dois conseguem assumir a forma humana enquanto estão na Terra. Mas qualquer mínimo contato com água pode revelar suas verdadeiras identidades. 

Nessa viagem, eles ainda conhecem a animada Giulia, uma garota leal e muito corajosa. Mas, apesar da amizade, eles não podem contar o segredo, já que vivem cercados de estátuas de heróis conhecidos por terem derrotado monstros dos oceanos. Sem contar o pai de Giulia, que se considera um grande caçador. Ou seja, o mistério precisa ser mantido.

Em Luca, é possível entender toda história de uma amizade e também da autodescoberta. São dois jovens que estão conhecendo um novo jeito de viver, se divertir e se aventurar. Inclusive, a relação de Luca com Alberto foi escrita inspirada em experiências reais do próprio diretor do filme, Enrico Casarosa, que mostrou na trama o momento da pré-adolescência, onde tudo é novidade e passa a ser diferente. 

Além disso, a animação recheia todas as cenas com detalhes da Rivieira Italiana, com personagens muito carismáticos e, principalmente, a cultura da Itália. Cenário inspirado também na infância do diretor do filme. Ele cresceu em Gênova, cidade portuária na Riviera Italiana.

Ainda de acordo com informações iniciais, para fazer a animação, os produtores e toda equipe viajaram até a Itália para pesquisar a cultura do local, além da arquitetura e a sensação geral que o ambiente italiano transmite. 

A comida também foi um grande destaque na pesquisa, inclusive, Luca e Alberto se deliciam com sorvetes e macarronada durante o filme.

INSPIRAÇÃO 

Os novos monstrinhos marinhos do filme Luca foram inspirados no folclore regional da costa da Itália, como, por exemplo, o mito do polvo Tellaro. Há muitos séculos, esse polvo teria salvado os moradores de uma vila durante um ataque de piratas. Segundo Enrico, diretor do filme, o fato de os meninos protagonistas de Luca serem monstros marinhos também foi intencional, com o objetivo de reforçar o assunto de serem diferentes dos outros, uma sensação muito comum nessa transição da infância com a adolescência. Diante disso, é só preparar um balde de pipoca e embarcar nessa viagem até a Itália.

Pixar aborda amizade em outros filmes

Além do trio de amigos Luca, Alberto e Giulia, da animação Luca, a Disney e a Pixar já surpreenderam em outros momentos com filmes que também abordam a importância da amizade. E o mais legal, grandes amigos que mostram que na amizade verdadeira não existem diferenças.  

No catálogo das superproduções estão os amigos Alegria e Tristeza, do filme Divertidamente. Como o próprio nome diz, os dois amigos, apesar de terem características completamente opostas – até no nome –, conseguem provar que mesmo assim trabalham muito bem a favor do bem-estar da jovem Riley, também personagem dessa badalada produção. 

Outro exemplo de filme da Pixar está em Vida de Inseto, com a amizade de Francis, Slim, Rosie e Chucrute. Formiga, joaninha, lagarta, aranha e um louva-deus trabalham em conjunto. Eles conseguem salvar um formigueiro utilizando conceitos básicos da vida: lealdade, confiança e, claro, a amizade.

Em Viva: A Vida É Uma Festa, Miguel e Dante, seu cachorro e fiel companheiro, são inseparáveis. O pet acompanha Miguel na missão de chegar à vida pós-morte para conhecer seu grande ídolo: Ernesto De La Cruz. A animação prova que o cão, com certeza, pode ser o melhor amigo do homem. 

Remy e Linguini também precisam ser lembrados. A amizade entre um rato e um ser humano é possível no filme Ratatouille, no qual, juntos, conseguem realizar seus sonhos cozinhando e um renomado restaurante francês. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;