Economia Titulo
Líbia acusa países consumidores pela alta do petróleo
Do Diário do Grande ABC
26/09/2000 | 09:58
Compartilhar notícia


O ministro líbio da Unidade Africana, Ali Abdel Salam Triki, cujo país é membro da Opep, estimou nesta terça-feira em Ama que as naçoes ocidentais sao responsáveis pela alta do preço do petróleo devido aos elevados impostos que devem pagar os consumidores.

``Os países da Opep vendem o petróleo a US$ 32 o barril, mas o consumidor europeu o compra no final das contas por US$ 100 devido aos elevados impostos que existem nos países europeus. Portanto, é seu problema e nao nosso', disse Triki durante uma coletiva.

``O consumidor nao deve impor sua vontade de produtor devido a que os preços dos produtos industriais vendidos pelos países ocidentais aumentam muito mais que os do petróleo.'

``Nao queremos nos vingar do consumidor europeu, mas se trata de um produto submetido às leis da oferta e da procura', assinalou Triki, denunciando ``as pressoes políticas' do Ocidente sobre os países produtores.

A 14 de setembro, o líder líbio, coronel Muamar Kadafi, acusou os ``corretores e intermediários' pela instabilidade do mercado e pela alta das cotaçoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;