Internacional Titulo
São Francisco pode sofrer grande terremoto em 30 anos
Da AFP
23/04/2003 | 00:15
Compartilhar notícia


A região da cidade californiana de São Francisco apresenta uma alta probabilidade de sofrer um grande terremoto nos próximos 30 anos, aponta um estudo divulgado nesta terça-feira.

De acordo com o serviço geológico americano, existem 62% de chances de que um terremoto de 6,7 graus ou mais na escala Richter atinja a região até 2032, informou Paul Riasenberg, sismólogo da instituição e um dos autores do relatório.

O mesmo estudo aponta que o perigo aumenta para entre 80% e 96% de chances em relação a um tremor de entre 6,0 e 6,6 graus, nas próximas três décadas, acrescentou Riasenberg. "Esta é uma probabilidade muito alta, o que significa ser quase inevitável que tal terremoto aconteça", afirmou o especialista.

"Em um local como a cidade de São Francisco, localizada em um terreno rochoso, um terremoto de 6 graus não causaria grandes danos, mas em terrenos mais suaves, com os arredores da Baía de São Francisco, o tremor poderia se ampliar e causar danos significativos", explicou Riasenberg.

Oitenta cientistas de universidades, agências do governo e empresas privadas participaram do estudo, que atualiza dados de 1999, quando o serviço geológico concluiu que existiam 70% de chances de um tremor de 6,7 graus ou mais entre 2000 e 2030.

A cidade de São Francisco, que em 1906 foi destruída por um terremoto de 7,8 graus, fica em uma região onde a Placa do Pacífico desliza para noroeste a um ritmo de 40 milímetros por ano, transmitindo este movimento às numerosas falhas que atravessam a região. O fato de o último terremoto de grande magnitude na região ter acontecido há tanto tempo pode indicar que um novo grande tremor está próximo, considerou o especialista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;