Esportes Titulo
Estádio do Manchester seria alvo de atentados
Por Da AFP
21/04/2004 | 00:34
Compartilhar notícia


Após a prisão de dez suspeitos de terrorismo, a polícia britânica desvendou um complô para explodir um estádio de futebol, possivelmente do Manchester United. Um dos clubes mais famosos e ricos do planeta, o United informou que não tinha nenhum conhecimento sobre a hipótese de o estádio Old Trafford ser alvo de um ataque terrorista.

O jornal sensacionalista The Sun informou que "um plano suicida com bomba para matar milhares de torcedores" no próximo final de semana foi descoberto pela polícia segunda-feira na batida que resultou na prisão de dez pessoas.

Foi a segunda grande operação antiterrorista realizada na Inglaterra em menos de um mês. Seis homens e uma mulher foram detidos na região de Manchester e outros três nos condados de South Yorkshire (norte), Staffordshire e West Midlands (centro), em uma operação coordenada pela polícia e o braço antiterrorista da Scotland Yard. Os suspeitos foram descritos como norte-africanos e curdos iraquianos.

Segundo o diário popular, que citou fontes da inteligência britânica, terroristas da Al-Qaeda planejavam matar milhares de torcedores no Old Trafford durante a partida entre Manchester United e Liverpool no próximo sábado. Os terroristas já haviam comprado os ingressos para o jogo e planejavam detonar as bombas em diferentes setores do estádio, segundo o tablóide. "Se tivesse sucesso, qualquer ataque teria causado uma carnificina absoluta", disse um policial ao jornal.

Rival - O jornal The Times publicou reportagem destacando que outros alvos poderiam ser o estádio do rival do United, o Manchester City, ou um shopping center da cidade, que tem 2,6 milhões de habitantes. O Manchester United informou que o clube - que possui o maior estádio da Inglaterra, com capacidade para 67,5 mil espectadores - manteve contato com a polícia, mas apenas para acertar os detalhes da segurança da partida de sábado.

O clube negou as reportagens em um comunicado publicado no site oficial. A polícia se negou a comentar as especulações. "Não falamos sobre supostos alvos de maneira nenhuma. Não comentamos o que está sendo divulgado por outras fontes", disse um porta-voz da polícia, que, no entanto, reforçou as medidas de segurança em Manchester. "A polícia de Manchester e o clube de futebol Manchester United implementaram medidas suplementares para tranqüilizar o público", disse o delegado adjunto do distrito, David Whatton.

Em 30 de março, uma operação similar em Londres e distritos próximos resultou na prisão de nove pessoas. Uma quantidade expressiva de nitrato de amônia, potencial elemento para fabricação de bombas, foi apreendida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;