Política Titulo Colegiado de prefeitos
Morando amarra votos para presidir Consórcio a partir de janeiro de 2017

Prefeito eleito de S.Bernardo recebe chefes de Executivo para buscar consenso na entidade

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
22/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Prefeito eleito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB) articulou ontem para ser o presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC a partir de 2017. O tucano recebeu ontem, em sua residência, todos os chefes de Executivo eleitos em outubro e, nos bastidores, amarrou votação para comandar a entidade.

O colegiado hoje é presidido pelo atual prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT). O petista, aliás, tentou articular junto ao prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB), elegê-lo no Consórcio em troca da manutenção de alguns cargos. Diante da manobra do rival, Morando já havia manifestado a alguns prefeitos que ele gostaria de comandar a instituição antes do feriado do dia 15.

“Caso Orlando tenha interesse em presidir o órgão, ele já tem dois votos, o meu e o dele. Reconheço a envergadura política de Morando”, disse Maranhão, o único a assumir publicamente o voto.

Oficialmente, a fala dos prefeitos eleitos foi no sentido de discutir demandas para a região – inclusive, documento com nome dos chefes de Executivo estava na mesa de jantar do apartamento de Morando.

José Auricchio (PSDB), prefeito eleito de São Caetano, expressou o sentimento de se tratar de um “encontro de prefeitos eleitos”, mas que seria impossível não conversarem sobre política. “Conforme as pautas forem entrando na conversa, inclusive a questão do comando do Consórcio, iremos debater”. “Este é o momento para que tenhamos mais sinergia. Só assim podemos enfrentar as dificuldades econômicas que estamos passando”, disse Kiko Teixeira (PSB), prefeito eleito de Ribeirão Pires. Kiko também concordou que a presidência do Consórcio poderia der abordada. “Morando tem total condição para se tornar presidente do órgão.”

Paulo Serra (PSDB), que a partir de janeiro comandará o Executivo de Santo André, relatou que a reunião era informal, mas que tratariam de pautas regionais. “Fui informado que era apenas um encontro entre prefeitos e amigos, mas acredito que debateremos algumas demandas regionais”. Lauro Michels (PV), reeleito em Diadema, e Atila Jacomussi (PSB), que venceu a disputa em Mauá, chegaram juntos e disseram apenas que se tratava de confraternização.

Morando desconversou sobre a presidência do Consórcio. O tucano revelou que o encontro foi para tratar de assuntos regionais, mas que não haveria debate a respeito do colegiado. “ No máximo vou sugerir uma reunião de transição dentro do Consórcio Intermunicipal.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;