Política Titulo Nesta semana
Sto.André terá 40 consultórios de campanha

Equipamentos serão referências para diagnóstico de casos respiratórios, diz secretário de Saúde

Thainá Lana
Do Diário do Grande ABC
24/01/2022 | 00:01
Compartilhar notícia


Santo André se prepara para abrir 40 novos consultórios ambulatoriais de campanha para tentar controlar o avanço dos casos se síndrome gripal na cidade. Com capacidade de até 5.000 atendimentos diários, a proposta é que os equipamentos atuem como centros de referência para doenças respiratórias e, com isso, ajudem a diminuir o número de atendimento nas unidades de saúde, que apresentam superlotação devido ao aumento de casos da Covid-19 e do vírus da Influenza.

A previsão é que 20 consultórios sejam instalados na UFABC (Universidade Federal do ABC) e os outros 20 em prédio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), na Vila Pires. Nesses espaços, os pacientes com síndromes respiratórias poderão realizar exames como tomografia e raio X, e também terão à disposição o multiteste, exame que está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da cidade, e identificam em uma única testagem o vírus da Covid e da Influenza. 

Segundo o secretário de Saúde de Santo André, Márcio Chaves, os ambulatórios serão a porta de entrada para o sistema de saúde do município. “Os equipamentos irão funcionar como dois centros especializados para síndromes respiratórias, com profissionais capacitados para atender a população. Nas unidades, o paciente receberá o diagnóstico e poderá realizar todos os exames necessários, e, caso seja preciso, será encaminhado para uma unidade de saúde”, explica Chaves. 

O início da operação dos consultórios de campanha deve ser divulgado hoje, assim como o horário de funcionamento das estruturas, que ainda está será definido pela Secretaria de Saúde e deverá ser anunciado ainda esta semana, conforme explica o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB). “Estamos realizando diagnósticos nas unidades de saúde da cidade para poder definir qual será o horário de atendimento nos consultórios. Estamos analisando, por exemplo, em quais horários as unidades apresentam mais demandas por conta de casos respiratórias. O objetivo dos consultórios é cobrir essa demanda de doenças respiratórias para que as unidades de saúde possam atender outras patologias”, diz o prefeito. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;