Setecidades Titulo DSTs
Região intensifica realização de testes gratuitos de Aids
Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
28/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O Grande ABC integra a campanha promovida pela Secretaria Estadual da Saúde Fique Sabendo - Tire o peso da dúvida. A ação visa oferecer à população testes gratuitos para detecção da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e fazem parte das comemorações do Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado em 1º de dezembro.

O projeto tem parceria com o Instituto Adolfo Lutz e as secretarias municipais de Saúde e visa incentivar o diagnóstico precoce da Aids, sífilis e hepatite B e C. Estão disponíveis em todo o Estado cerca de 150 mil testes de doenças sexualmente transmissíveis, entre eles, 30 mil testes rápidos de HIV.

Em São Bernardo, assim como nas demais cidades, as atividades começaram dia 22 e vão até dia 1º. A finalidade é incentivar a realização de testes de HIV e, paralelamente, combater o preconceito e o medo do exame.

Nas 32 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade serão oferecidos exames sorológicos para o HIV, de segunda a sexta-feira. A população também poderá fazer os exames nos CTAs (Centros de Testagem e Aconselhamento) do município, onde estarão disponíveis os testes rápidos de HIV e sífilis. Em 2011, foram feitos 2.449 exames de HIV, hepatites B e C e sífilis.

No dia 1º o evento de comemoração será no Parque da Juventude, na Avenida Armando Ítalo Setti, 65, em frente ao Paço Municipal. Nesse dia, ocorrerão algumas ações de prevenção em parceria com a Cajuv (Coordenação de Ações para a Juventude).

São Caetano também integra as ações e oferece teste rápido para detecção da doença até dia 30 no Cepadi (Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas), localizado na Avenida Dr. Rodrigues Alves, 93, bairro Fundação. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira.

Já a Prefeitura de Diadema disponibilizará na sexta-feira profissionais que estarão na Praça da Moça, das 18h às 21h, para a realização de testes rápidos de HIV.

Em Ribeirão Pires os moradores estão sendo estimulados desde o dia 22 a realizar gratuitamente os exames - além de conhecer os serviços de orientação, prevenção e tratamento às DSTs. Os testes são realizados das 8h às 17h no CTA (Centro de Testagem e Acolhimento) do Ambulatório Municipal de Infectologia, localizado à Avenida Francisco Monteiro, 205, no Centro. A cidade registrou, do início do ano até o fim do mês de outubro, 746 testes no CTA. Em 2011, foram realizados 904 testes. A Prefeitura também promove a distribuição de preservativos e folhetos informativos sobre as doenças. Para mais informações, o Ambulatório de Infectologia disponibiliza o Disque DST/Aids: 0800-7731661. As demais prefeituras não enviaram as programações para a data.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;