Política Titulo Diadema
Presidente do PV vira assessor especial de Lauro

Gesiel Duarte deixa Secretaria de Gestão de Pessoas e assume lugar deixado por Kiko na Prefeitura

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
14/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGBC


O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), promoveu nova mudança no primeiro escalão. A alteração foi a saída de Gesiel Duarte (PV) da Secretaria de Gestão de Pessoas para a assessoria especial de gabinete, posto até dezembro ocupado pelo ex-prefeito de Rio Grande da Serra Adler Kiko Teixeira (PSC). A Pasta agora é comandada por Sérgio Luiz Lucchini, servidor de carreira da Prefeitura.

Presidente do diretório do PV na cidade, Gesiel representa o grupo político que conduziu as vitórias eleitorais de Lauro à Câmara em 2004 e 2008, além do histórico triunfo do verde ao Paço em 2012, quebrando a hegemonia petista. Na prática, o prefeito contempla integrante antigo de seu arco de aliados, pleito de diversos apoiadores do governo.

O destaque dado a Kiko desde o início da gestão era questionado por representantes da administração, pois o social-cristão não era figura tradicional na política diademense e, portanto, teria dificuldade em lidar com as forças eleitorais da cidade. Mesmo com o desconforto, Lauro manteve Kiko até dezembro, quando o ex-prefeito de Rio Grande optou por se desligar da Prefeitura de Diadema para dar início à pré-campanha a deputado federal.

“Foi necessidade do governo. Havia também a vacância do cargo, com a saída do Kiko. Conversamos com o grupo político e todos optaram pelo meu nome para ocupar a vaga”, discorreu Gesiel. “É cargo mais político, mas não quer dizer que o trabalho na Secretaria de Gestão de Pessoas não era bem conduzido”, minimizou.

Gesiel terá função mais ao lado do chefe do Paço, quase como escudeiro político do prefeito. O ex-vereador Laércio Soares (PCdoB), outro assessor especial do Paço, continua com missão de diálogo entre a Prefeitura e a Câmara.

REFORMULAÇÃO

Desde o início do mandato, Lauro promoveu oito mudanças, contando com a saída de Gesiel da Pasta de Gestão de Pessoas. Neste ano foram duas: as retiradas da vice-prefeita Silvana Guarnieri (PTB) da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (assumiu Neide Felicidade) e de Márcio da Farmácia (PV) do setor de Obras. Ex-diretor-presidente da Saned (Companhia de Saneamento Básico de Diadema), Elbio Camillo Júnior vai chefiar o departamento.

Também já deixaram o governo David Schmitd (ex-Transportes e Segurança Alimentar) e Wagner Kuroiwa (ex-Desenvolvimento Econômico).

Readequações internas também foram promovidas. Sogro do prefeito, Francisco José Rocha se tornou chefe de Gabinete e indicou à Pasta de Finanças Clóvis Xidieh Costa.

Para a Pasta de Transportes, Lauro nomeou o presidente do PR municipal, José Carlos Gonçalves, como forma de contemplar a sigla que tem quatro vereadores.

Já à Secretaria de Segurança Alimentar, o chefe do Executivo reconduziu Manoel José da Silva, o Adelson, mandatário do PSB diademense e ex-secretário do governo de Mário Reali (PT).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;