Setecidades Titulo História
Cidade presta homenagens a João Ramalho

Evento marcou aniversário da cidade, celebrado ontem

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
09/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


No dia em que completou 461 anos, Santo André prestou homenagem a seu fundador, João Ramalho. O evento, realizado ontem em frente à estátua do português, no térreo 2 do Paço Municipal, integrou programação pelo aniversário da cidade. Além de apresentação da Banda Lira da cidade, houve desfile do Tiro de Guerra e do grupo de escoteiros andreense.

De acordo com o prefeito Carlos Grana (PT), após fundação da Vila de Santo André da Borda do Campo em 8 de abril de 1553, a cidade permaneceu por três séculos adormecida. “O desenvolvimento veio com a chegada da ferrovia São Paulo Railway e vem seguindo até os dias de hoje”, ressalta. A ferrovia, construída pelos ingleses, tinha objetivo de ligar a Capital ao Porto de Santos.

Quem acordou cedo para acompanhar a cerimônia debaixo de sol forte foi a tradutora Márcia Fanin. A moradora da cidade trouxe a filha e dois sobrinhos para prestigiar o evento e o filho, que faz parte do Tiro de Guerra. “É importante passar para as crianças desde cedo valores como o patriotismo e o conhecimento histórico”, considera.

Além de execução dos hinos de Portugal e Brasil e da cidade de Santo André, houve depósito simbólico de uma coroa de flores aos pés da estátua de João Ramalho, português que saiu de sua cidade natal Vouzela e casou-se com a filha do cacique Tibiriçá, Bartira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;