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Petrobras investirá R$ 60 mi em cultura
Cássio Gomes Neves
Enviado pelo Diário ao Rio
11/05/2004 | 17:42
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A estatal Petrobras anunciou oficialmente os projetos culturais que poderão ser contemplados no Programa Petrobras Cultural, na manhã desta terça, em sua sede no Rio. Poderão, entre aspas, porque a conversão dos patrocínios aprovados, um total de R$ 60 milhões, em recursos empenhados no projeto depende de corroboração por parte do Ministério da Cultura e da Secretaria de Comunicação, ligados ao Governo Federal.

Justifica-se então a presença, no evento desta terça, do ministro da Cultura, Gilberto Gil, e do secretário adjunto da Comunicação, Marcos Flora. Ambos garantiram a rápida aprovação do encaminhamento dos recursos para 141 projetos musicais, cinematográficos ou de patrimônio imaterial, e não deixá-los “morrer na praia”, conforme afirmou Eliane Costa, gerente de patrocínio da estatal.

“Houve um amadurecimento na gestão do projeto (de patrocínios culturais). Essa aproximação ao MinC (Ministério da Cultura) e à Secom (Secretaria de Comunicação) traz critérios mais universais para a seleção dos projetos e favorece a regionalização e democratização (dos patrocínios)”, disse o ministro Gil. Sua afirmação endossa o esforço da estatal em descentralizar os recursos do eixo Rio-São Paulo, para onde foram destinados 68% dos patrocínios. Foi saudada, sobretudo, a inclusão de projetos culturais de Roraima e do interior do Rio Grande do Norte.

O presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra , sublinhou o efeito colateral dessa unificação dos patrocínios e seu anúncio. “Quanto maiores os recursos, maior o número de projetos não contemplados. Eu não gostaria de estar na pele deles (de quem não teve o projeto aprovado)”. Prós e contras computados, uma inclusão muito festejada foi a do patrimônio imaterial (não edificado), pela primeira vez contemplado em um programa chancelado pela Petrobras.

O repórter viajou a convite da Petrobras.




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