Política Titulo Craisa
CPI define integrantes, mas segue travada

Escolha sobre presidente e relator de investigação da Craisa adia inícios do trabalho em Sto.André

Por Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
17/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Os vereadores de Santo André definiram os integrantes da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), mas a definição sobre relatoria e presidência ficou para amanhã.

O G-12 resolveu aceitar que a comissão tenha sete integrantes (três governistas e quatro oposicionistas), conforme proposta do PT na semana passada. O grupo será composto por Ailton Lima (PTB), Bispo Ronaldo de Castro (PRB), Elian Santana (PTdoB), José de Araújo (PMDB), Montorinho (PT), Sargento Lobo (PDT) e Toninho de Jesus (DEM).

De acordo com os petistas, o ofício protocolado na mesa diretora garante a relatoria para o governo - o cargo seria ocupado por Bispo Ronaldo. Porém, a oposição afirmou que o acordo aceito tratava apenas do aumento de cinco para sete integrantes e que a relatoria seria pauta para outro debate.

Toninho reiterou que, apesar do imbróglio envolvendo os cargos de presidente e relator, o acordo ainda está de pé. "Os nomes estão gravados em ata. Agora vamos esperar quinta-feira (amanhã) para definir quem será presidente e relator."

A líder da bancada do PT na Câmara, vereadora Bete Siraque (PT), disse que faltou seriedade na condução do processo. "O presidente (Donizeti Pereira, PV) leu o que achou que deveria ler. Discutiu pela metade e não reuniu os 21 vereadores. O acordo tratava sobre tudo. Não adianta aparecer com essa manobra", avaliou a parlamentar.

Após uma hora de discussão em plenário sobre o número de integrantes que a comissão deveria ter, os vereadores pediram a suspensão da sessão para debater o tema no plenarinho. Porém, o G-12 foi direto para a sala da presidência, de onde saíram com semblante abatido por terem de aceitar o acordo da situação.

Ailton Lima foi responsável por comunicar a decisão do grupo. "Visando a lisura do processo, topamos o acordo para não ficar com o rótulo que somos contra a CPI. Estamos abrindo um precedente, mas o PT está tripudiando, querendo montar uma comissão para sepultar alguém futuro adversário."

Recordando a CPI do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Ailton salientou que o PTB resolveu abdicar da participação da comissão e que o PT deveria adotar a mesma postura. "Não temos a maioria e nem queremos a presidência. Se algum vereador se eximiu da responsabilidade no passado, o problema não é nosso", respondeu Bete.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;