Internacional Titulo
Muçulmanos pedem guerra santa contra cristaos em Jacarta
Por Do Diário do Grande ABC
07/01/2000 | 10:22
Compartilhar notícia


Mais de 100 mil muçulmanos se manifestaram, nesta sexta-feira, no centro de Jacarta, pedindo uma ``guerra santa' contra os cristaos para vingar ``os massacres de muçulmanos' nas Ilhas Molucas.

Os manifestantes pediam a renúncia da vice-presidente, Megawati Sukarnoputri, cujo Partido Democrático da Indonesia (PDI, laico) obteve o primeiro lugar nas eleiçoes e conta com grande número de vagas no parlamento.

Desde o final de dezembro passado, os enfrentamentos entre cristaos e muçulmanos no arquipélago das Molucas (Leste da Indonésia) deixaram um saldo de 700 mortos.

Os rumores persistentes, desmentidos pelas autoridades, mas publicados pela imprensa e admitidos por políticos indonésios, se referem a milhares de vítimas entre os muçulmanos ``massacrados' pelos cristaos.

A marinha indonésia anunciou o estabelecimento de um bloqueio marítimo do arquipélago, nesta sexta-feira, pois as autoridades declararam que querem fazer um isolamento, especialmente da imprensa, a quem acusam de difundir falsas notícias que agravam a situaçao.

A multidao se dispersou sem ocorrência de incidentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;