Cultura & Lazer Titulo
Star Wars: universo expandido
Por Do Diário do Grande ABC
15/05/2005 | 15:36
Compartilhar notícia


Enquanto fazia os filmes de suas duas trilogias, George Lucas autorizou autores a escrever à vontade dentro dos parâmetros e personagens do universo Star Wars. Desde 1978, foram lançados cerca de 100 títulos em livros e outros tantos em revistas em quadrinhos, as mídias que melhor aproveitaram esse universo expandido.

A TV também recebeu parte desse quinhão. Foram produzidos três telefilmes e duas séries de desenhos animados. A mais recente, Guerras Clônicas, exibida no canal por assinatura Cartoon Network, tem acontecimentos cronologicamente situados entre Star Wars – Episódio 2: O Ataque dos Clones e Episódio 3: A Vingança dos Sith. São fatos importantes – como a primeira manifestação do lado negro da Força em Anakin Skywalker –, mas nem tão cruciais para o entendimento da trilogia. Mas vá falar isso para o jedimaníaco. Ao lado, exemplos de onde encontrar o universo expandido.

Telefilmes 

Também disponíveis em DVD, são filmes produzidos para a TV que você já deve ter visto – e se sentido lesado.
Star Wars Holiday Special (1978) mistura desenho e filme, com os personagens Chewbacca e Luke Skywalker. De tão fraco, é abominado pelo próprio George Lucas.

n Caravana da Coragem (1984) mostra dois garotos que vão parar no planeta dos Ewoks, os bichinhos peludos com cara de ursinhos carinhosos que salvam o dia (e a rebelião?!) em Star Wars – Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983) e Ewoks – A Batalha de Endor (1985), cronologicamente situados antes do Episódio VI. Esses dois, até os fãs abominam.

Desenhos animados
Parece que George Lucas tinha fixação por bichinhos de pelúcia, pois produziu em desenho Ewoks (1985-1987) em 35 episódios. O bom senso falou mais alto. Outra série, de curta duração, foi Dróides (1985-1986), com 15 episódios e aventuras dos andróides R2D2 e C3PO antes de Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança, ou Guerra nas Estrelas (1977); Guerras Clônicas (2003-2004), dirigida por Genndy Tartakovski, com 45 episódios no total, mostra as batalhas que começaram em O Ataque dos Clones e duraram sete anos até A Vingança dos Sith.

Quadrinhos
Star Wars – Dark Empire (Dark Horse Comics, 1991): Luke e Léia enfrentam o renascido Palpatine.

Star Wars – Mara Jade: By the Emperor’s Hand (1999): detalhes do passado da mulher de Luke.

General Grievous (Dark Horse Comics, 2005, em quatro partes): estrelando um dos vilões de A Vingança dos Sith, o ciborgue militar que atua nas Guerras Clônicas e rapta Palpatine.

Star Wars – A Caçada de Darth Vader (Dark Horse-Pandora Books, 2002): depois da destruição da Estrela da Morte, o vilão ouve o nome Skywalker depois de muitos anos.

Star Wars – Darth Maul (Dark Horse-Pandora Books, 2002): com eventos que antecedem A Ameaça Fantasma, mostra o surgimento do vilão (ou guarda-costas) Darth Maul.

Star Wars – Obsessão (Dark Horse-Ediouro, 2005): o número 2 desta revista mensal em cinco partes chega às bancas na quarta-feira (dia 18), véspera da estréia de A Vingança dos Sith. A história é um prólogo do filme.

Livros
Heirs of the Empire (Bantam/Spectra, 1992), primeiro de uma trilogia junto com Dark Force Raising (1993) e Last Command (1994): aparecem personagens como Mara Jade e Almirante Thrawn.

Revenge of the Sith (Del Rey, 2005), de Matthew Stover: baseado no Episódio III, quinto livro mais vendido esta semana segundo lista publicada no The New York Times.

Star Wars – The Cestus Deception

(Del Rey, 2004), de Steven Barnes: com as Guerras Clônicas, aparece nova ameaça: andróides matadores de jedis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;