Setecidades Titulo Saúde
União atrasa repasse de doses contra raiva

Vacinação só foi feita em 2 cidades; ministério diz que distribuição ocorrerá em novembro

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
21/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


No País considerado exemplo no combate à raiva por meio da vacinação de cães e gatos, o governo federal atrasou o repasse das doses e apenas Diadema e São Caetano já imunizaram seus animais contra a raiva neste ano. Isso ocorreu porque as prefeituras ainda tinham doses da campanha realizada em 2014 dentro da validade. As demais cidades dependem do repasse que, segundo o Ministério da Saúde, deve ocorrer a partir de novembro para o Estado. O motivo do atraso não foi informado. A campanha é geralmente realizada entre agosto e setembro.

O Grande ABC tem 244.149 animais, sendo 198.790 cães e 45.359 gatos, conforme o Instituto Pasteur, órgão de combate à raiva ligado à Secretaria de Estado da Saúde. Conforme a Pasta, cada município tem autonomia na organização da campanha, porém, sem o repasse das doses, não é possível realizá-la. Em nota, a secretaria estadual afirmou que “o próprio governo federal encaminhou ofício orientando as cidades a reprogramarem suas campanhas para os meses de novembro, dezembro ou até para 2016.”

Em Santo André, que neste mês teve registro de um morcego com raiva, a ação estava prevista para ocorrer entre os dias 3 e 17 de novembro, porém, foi adiada e não há prazo. Independentemente da campanha, há posto permanente no canil municipal, na Rua Igarapava, 239, bairro Valparaíso. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é o 3356-9075. Segundo o Ministério da Saúde, o fato de ter sido encontrado animal com o vírus não torna a cidade município prioritário para o recebimento das doses, como ocorre com lugares com casos notificados de raiva humana ou localizados na fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

Ribeirão Pires informou que, sem o repasse das vacinas pelo Ministério da Saúde, não tem como realizar a campanha. O mesmo ocorre em Mauá. São Bernardo e Rio Grande da Serra não se manifestaram até o fechamento desta edição.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;