Cultura & Lazer Titulo Cinema
De volta e por aí?

Há 26 anos, ‘De Volta Para o Futuro 2’
tentava ‘prever’ como seria a vida em 2015

Por Rodrigo Mozelli
Especial para o Diário
21/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Há 26 anos, Marty McFly, interpretado por Michael J. Fox, e o professor Emmett ‘Doc’ Brown, papel de Christopher Lloyd, chegaram no futuro, exatamente no dia 21 de outubro de 2015 em sua máquina do tempo, o DeLorean, modelo de carro famoso nos Estados Unidos. O filme? Era o segundo.

A trilogia, lançada entre as décadas de 1980 e 1990, fez sucesso no mundo, sobretudo por conta das viagens ao passado e ao futuro sempre tentando consertar algo. Para comemorar a data, vários eventos estão sendo realizados. Um deles é da rede Cinemark, que exibe hoje os três filmes da franquia. Na região, o único a participar é o ParkShopping São Caetano (Alameda Terracota, 545). O canal a cabo Studio Universal também preparou agenda.

Além destes, o bar Gibi Cultura Geek (Rua Major Maragliano, 364), em São Paulo, terá atividades especiais. À Espera de Marty McFly – que vai até o dia 1º de novembro – conta com exposição de colecionáveis, sorteios (inclusive, de réplica do Hoverboard – espécie de skate flutuante que McFly usa), exibição dos longas nas telas do local, trilha sonora da saga como pano de fundo, além de seus tradicionais drinques e pratos temáticos. Desta vez, debutam o Shot Wake Up, o Long Pine Mall e a Pizza Desidratada.

PREVISÕES
Como todo filme que ‘viaja’ na história, De Volta Para o Futuro 2 fez algumas previsões sobre como seriam as coisas no ano de 2015. Será que acertaram? Por enquanto, ainda não é possível viajar no tempo e os carros voadores não existem. Já as videoconferências, câmeras fotográficas compactas, drones, máquinas para pagamento em cartão, comandos de voz, telas planas, controles por meio de gestos, fechaduras sem chave, biometria e até tablets são mais do que realidade.

Quem lembra de McFly tomando Pepsi Perfect também está feliz. A empresa está lançando hoje o modelo apresentado no filme. Apenas 6.500 garrafas estão sendo vendidas on-line por US$ 20,15 somente nos Estados Unidos. Por fim, vale citar os famosos tênis da Nike que se amarram sozinhos e o hoverboard. O primeiro, garante designer da empresa norte-americana, aparece nas prateleiras até o fim deste ano. Já o hoverboard segue em fase de testes por diversos entusiastas e empresas, mas, até o momento, não é viável.

Sobre possível retorno da dupla às telonas, Christopher Lloyd declarou à Hollywood Reporter que “adoraria, mas a qualidade do material teria de ser muito boa e só se o resto do elenco também voltasse”, enquanto que um dos produtores da saga, Frank Marshall, disse à agência Reuters acreditar que De Volta Para o Futuro 4 ser improvável, pois é preciso “ser cuidadoso quando faz sequência ou ‘prévia’, porque a questão toda é a história. Você não pode simplesmente fazer a mesma história de novo e de novo”.

Fãs da saga são de idades variadas
Pessoas do mundo inteiro se renderam a De Volta Para o Futuro, logo, o Brasil não ficou de fora. O diretor de dublagem e dublador Pedro Alcântara, 20 anos, de São Paulo, viu os filmes pela primeira vez quando tinha 6 anos. “Vi na TV e me apaixonei”, conta ao Diário. Após este episódio, Alcântara afirma que pediu para que seu pai alugasse os longas – à época, fitas VHS –, virando tão fã que começou a assistir quase todos os sábados. “Pedi para meu pai alugar tantas vezes que o dono da locadora ficou com pena e nos deu as fitas de presente. Hoje em dia, tento não passar muitos meses sem assisti-los”, conta.

Famosos também se encantam pela saga. Bom exemplo é o músico Luiz Schiavon, um dos fundadores da banda RPM. Desde 2010, ele possui o DeLorean em sua garagem, só que sem as adaptações que o tornaram popular no cinema. “Hoje é possível comprar qualquer carro com mais de 30 anos sem grande dificuldade. Um amigo em Miami o achou e me avisou. Em três meses ele estava em casa”, afirma o tecladista ao Diário. O valor pago foi cerca de US$ 25 mil e ele garante andar pelo menos uma vez por mês com ele.

Quanto ao que gostariam que se tornasse real, Schiavon e Alcântara têm opiniões diferentes. O primeiro prefere roupas ajustáveis, pois “tenho preguiça de experimentá-las”, enquanto que o segundo é radical. “Hoverboard e carros voadores. Não sei se tal tecnologia seria mesmo prática, mas com certeza seria divertida”, afirma o dublador.

PROGRAME-SE
CINEMARK (CINEMA):
Maratona da trilogia De Volta Para o Futuro. Filme 1, hoje, às 17h40; filme 2, hoje, às 19h40; e filme 3, hoje, às 22h, ParkShopping São Caetano (Alameda Terracota, 545);

STUDIO UNIVERSAL (TV A CABO):
Maratona de De Volta Para o Futuro II. Hoje, às 12h, 16h10, 18h15, 20h20 e 22h25.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;