Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Conjuntivite

É a inflamação de uma fina membrana transparente que reveste o globo ocular

Leo Kahn
Do Diário do Grande ABC
02/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A conjuntivite é a inflamação de uma fina membrana transparente que reveste o globo ocular, fazendo uma dobra, e também as partes internas da pálpebra. Geralmente é causada por vírus, bactérias, alergias, ou fatores externos.

São três os tipos de conjuntivite: alérgica, infecciosa e causada por fatores externos.

Conjuntivite alérgica se manifesta em pessoas que têm determinadas alergias. A infecciosa é causada por vírus, bactérias e fungos (tipo que leva aproximadamente 15 dias para se curar) e inicia-se em um olho e passa para o outro.

A transmissão acontece através de objetos contaminados (toalhas, travesseiros etc). A lavagem das mãos é importante nesses casos. Ambientes fechados são propícios para a propagação.

Já a conjuntivite causada por fatores externos é provocada por elementos tóxicos, como substâncias químicas, cloro, fumaça.

Sintomas

Olhos vermelhos e lacrimejantes, fotofobia (dor ao olhar para a luz), visão borrada, pálpebras inchadas, sensação de que há areia dentro dos olhos, secreção esbranquiçada e em pouca quantidade. Às vezes, acontece de as pálpebras estarem grudadas quando a pessoa acorda. Se perceber algum sintoma, procure seu oftalmologista. Piscinas não tratadas, lagos e água do mar podem ser meios de transmissão, dependendo da contaminação da água; a secreção decorrente do processo inflamatório funciona como veículo para transmissão, por isso, essa costuma ser a fase mais propícia. O tempo da conjuntivite varia, mas costuma durar até duas semanas nos casos simples.

Em situações mais graves pode durar meses ou anos, principalmente quando é provocada por processos onde a pálpebra se vira para fora ou para dentro.

Dicas

- Evitar ambientes fechados e com muita gente: conduções lotadas, auditórios, escolas.

- Não ir a sauna, praia ou piscina.

- Restringir aperto de mão, abraços e beijos na face.

- Lavar o rosto e as mãos com maior frequência.

- Se tem fobia à luz utilize óculos escuros.

- Não coçar os olhos com os dedos. Utilizar lenços de papel, por exemplo.

- Separar seu travesseiro e trocar a fronha diariamente.

- Casais devem dormir separados neste período.

- Não compartilhar objetos pessoais.

- Separar seu sabonete e fazer uso exclusivo.

- Lavar o rosto com água da torneira é permitido, mas nos olhos e em torno deles é preferível água fervida.

- Se as pálpebras amanhecerem coladas, deixar compressas de gaze úmida morna sobre os olhos fechados, de três a cinco minutos, para amolecer a secreção e facilitar sua limpeza.

- Guardar uma parte da água fervida na geladeira e fazer compressas geladas com gaze esterilizada sobre os olhos fechados, durante cinco minutos, seis vezes ao dia. O frio diminui o desconforto, o edema e o prurido.

- Nos intervalos das compressas, se sentir falta, pode pingar, ou mesmo banhar os olhos, com soro fisiológico gelado.

- Secreção amarelada e espessa pode ser um indicador de contaminação bacteriana. Nesses casos, é preciso lavar bem os olhos com solução fisiológica 0,9% para aliviar os sintomas e procure imediatamente um oftalmologista.

- Ser solidário e evitar transmitir a doença. 

* Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para leo.kahn@uol.com.br ou visite o blog www.topblog.com.br/endocrino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;