Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 26 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Diadema representa São Paulo no programa ExportaCidades


Leone Farias
Do Diário do Grande ABC

17/05/2005 | 08:37


Diadema é uma das dez cidades selecionadas para inaugurar o programa ExportaCidade, que será lançado nesta quarta-feira, conforme antecipou o Diário em 29 de abril. O objetivo do projeto do governo federal é aumentar as exportações e fortalecer a competitividade dos produtos brasileiros no exterior. Pelo programa, municípios com vocação para exportar vão receber ajuda que vai do apoio para participar de feiras internacionais até treinamento de micro e pequenos empresários locais.

A primeira cidade selecionada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para implantar o programa foi Campo Largo, no Paraná. Outras nove cidades já foram escolhidas: Nova Friburgo (RJ), Maués (AM), Marituba (PA), Juazeiro (BA), Sobral (CE), Anápolis (GO), Dourados (MS), Jaraguá do Sul (SC) e Diadema (SP).

Na escolha, pesou o fato de Diadema reunir um grande número de indústrias exportadoras - mais de 260 -, e uma ampla base de 1,2 mil indústrias. A cidade tem ainda APLs (Arranjo Produtivos Locais), como o Pólo de Cosméticos, que reúne mais de 100 indústrias do segmento. Além disso, a maior parte das companhias que vendem ao exterior no município são de pequeno e médio portes, mas a cidade ampliou expressivamente, em 30%, o volume exportado no ano passado. Passou de US$ 172,7 milhões obtidos com o mercado internacional em 2003 para US$ 224 milhões em 2004.

O ExportaCidade prevê a instalação de núcleos de apoio aos exportadores, mapeamento da quantidade, qualidade e capacitação da produção local e inserção das empresas em feiras nacionais e internacionais.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;