Setecidades Titulo
Residencial Barão de Mauá pode ter investigação da OEA
Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
16/08/2005 | 07:47
Compartilhar notícia


Será encaminhada nesta terça-feira uma denúncia para a Comissão Interamericana dos Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) sobre a suposta lentidão na remediação da contaminação do conjunto Residencial Barão de Mauá. Erguido sobre um antigo depósito de lixo industrial e orgânico no Parque São Vicente, bairro de classe média de Mauá, o solo do terreno onde estão 1.024 das 1.760 famílias do condomínio transformou-se em uma espécie de câmara que concentra 44 tipos de gases tóxicos.

A data da denúncia à OEA coincide com anúncio da contaminação do solo feito em 2001 pelo então secretário de Estado do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli. A denúncia foi formulada pelo Instituto Barão de Mauá, criado por moradores do residencial, e traz como principal argumento falta de "medidas para proteger a vida e a integridade física, psíquica e moral" dos cerca de mil moradores do condomínio. "É uma denúncia contra o Estado brasileiro", explica Aurélio Okada, advogado à frente do Instituto.

Nesse rol, se enquadram município, Estado e União. Okada acusa a Prefeitura, de não ter desenvolvido programas específicos para garantir a saúde dos moradores; a Cetesb, autarquia do governo estadual, de não apresentar solução definitiva para resolver o problema da contaminação do solo com gases tóxicos; e a Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, de ter divulgado laudo que recomenda a remoção de parte dos moradores e depois ter amenizado o teor do documento.

"Encaminhamos dois documentos ao governo brasileiro, mas nenhuma solução foi tomada. Por esse motivo, resolvemos levar o caso para a OEA", afirma o advogado Okada. Na Comissão de Direitos Humanos da organização, ninguém foi encontrado para comentar o caso. Caso aceite a denúncia, a organização, que é reconhecida pelo governo brasileiro, pode enviar um observador ao Barão de Mauá e exigir explicações para o governo brasileiro. A OEA poderá ainda elaborar uma lista de medidas a serem adotadas no caso.

Caso o governo brasileiro se recuse a acatar as determinações, fica sujeito a sanções internacionais. A única vez que a OEA interviu em um caso no Brasil foi em 2002, depois de uma rebelião no presídio Urso Branco, em Rondônia, que terminou com a morte de 14 presos. Entre as medidas exigidas pela organização ao governo estava um relatório bimestral sobre o fluxo de detentos no presídio para monitoramento da superlotação.

Procurado pela reportagem, o Ministério das Relações Exteriores diz que só se pronunciará sobre a denúncia sobre o Barão após a efetivação da denúncia à OEA. Já a Prefeitura de Mauá e o governo do Estado não se mostram preocupados com uma possível investigação do grupo. A secretária de Saúde da cidade, Sandra Regina Vieira, alega que nunca foi negado atendimento médico aos 5 mil moradores do residencial.

"Houve, sim, um atraso nas atitudes que deveríamos ter adotado, mas em nenhum momento fomos negligentes", afirma a secretária. Entre as medidas em atraso, está a implantação do programa saúde da família no condomínio. Prometido para março, o projeto ainda não saiu do papel. Problema: o município não encontrou uma área no Barão de Mauá para montar um ambulatório. Segundo Sandra Vieira, o impasse será contornado até setembro. A Cetesb tem discurso semelhante e diz que as medidas necessárias são adotadas.

Mesmo assim, o responsável pela Cetesb no Grande ABC, Luiz Antônio Brum, afirma que não existe previsão de quando o problema da contaminação vai estar completamente solucionado. Hoje, o problema é apenas contornado. Um conjunto de 15 torres espalhadas nos 160 mil m² do Barão de Mauá fazem a extração de gases que se acumulam no subsolo e duas vezes por dia são medidos os índices de explosividade em 55 pontos do condomínio onde o gás pode se acumular, como caixas de passagem de água e esgoto.

Barão – Para lembrar os quatro anos do anúncio da contaminação, moradores do condomínio prepararam uma manifestação silenciosa, com fixação de faixas com frases de protesto em frente aos prédios. Enquanto o imbróglio não se resolve, as famílias tentam retomar o cotidiano do condomínio. Vários prédios foram pintados e os parquinhos, que permaneceram interditados por meses, estão sendo reabertos. Para evitar o risco de contaminação, foram construídas plataformas, que têm até dois metros do nível do solo. Os brinquedos foram reinstalados acima da plataforma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;