Setecidades Titulo Literatura
Projeto espalha 3.500 livros para empréstimo gratuito

Expectativa é disponibilizar 118 pontos de retirada dos exemplares em estabelecimentos comerciais da região até o fim de agosto

Natália Scarabotto
Especial para o Diário
31/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A literatura vai invadir as ruas do Grande ABC. Isso porque o Projeto Livre-se promete espalhar cerca de 3.500 publicações em caixotes de madeira pelas sete cidades até o fim de agosto. Ao todo, serão 118 mini-bibliotecas penduradas nas portas de estabelecimentos comerciais. A ação é feita pelo negócio social Casa da Joanna.

As obras ficam disponíveis para empréstimo gratuito e sem necessidade de cadastro. São cerca de 30 títulos, provenientes de doações, por caixote, para todos os gostos e idades. O projeto funciona como um bookcrossing – movimento internacional de libertação de livros. Qualquer pessoa pode pegar uma publicação para ler. Depois, é só devolvê-la em outro ponto.

“É fundamental que as pessoas tenham acesso à leitura. Com os livros ao alcance de quem passa na rua, facilita esse acesso. A pessoa não precisa ir até uma biblioteca”, afirma um dos fundadores da Casa da Joanna, Bruno Galasse.

A loja de produtos para crianças do microempresário Daniel Cavallini é um dos locais de empréstimo de livros. “Acho legal essa ação. No Brasil, poucas pessoas têm o costume de ler e, como aqui passam adultos e crianças, acho que vai chamar a atenção dos filhos e os pais vão aderir também.”

O trabalho dos organizadores está sendo corrido para distribuir os caixotes. A maior parte das armações de madeira já está lixada e pintada. Falta dar o acabamento final e conseguir locais para a instalação.

O Livre-se existe desde 2014, mas até agora, era algo mais tímido e contava com apenas dez pontos espalhados nas cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano. A expansão só foi possível depois de arrecadação online feita em abril pela Casa da Joanna. A meta era atingir R$ 6.000 para produzir uma centena de novos caixotes. “Ficamos muito contentes em ver o engajamento dos doadores. Até os 15 primeiros dias de arrecadação, tínhamos conseguido 50% do valor, depois, começamos a fazer mais publicações nas redes sociais e mais doadores apareceram. Conseguimos arrecadar R$ 6.462 com a doação de 65 pessoas. Assim, dá para montar 118 caixotes e beneficiar toda a região”, conta Galasse.

A estratégia de pendurar os caixotes na porta dos estabelecimentos comerciais é para chamar a atenção das pessoas. “Fica visível para quem passa na calçada, que percebe a presença dos livros e se interessa. O proprietário do local também fica de olho e, quando acabam os livros, é só avisar que a gente repõe.”

Quem se interessar em doar livros ou em oferecer ponto para a instalação dos caixotes, deve entrear em contato pelos telefones 4436-9471 ou 94246-9471. A sede da instituição está localizada na Rua Alcídes de Queirós, 162, Casa Branca, em Santo André. Todos os pontos de empréstimo estão mapeados no site www.casadajoanna.com.br/livrese.

CASA DA JOANNA

A Casa da Joanna foi criada em 2014 por três amigos. A missão do grupo é trabalhar temas como Educação, Sustentabilidade, Cultura, criatividade e visão holística. Além do Livre-se, existem outros projetos: o Se Liga, programa de entrevistas que acontece uma vez por mês e é transmitido pela internet com especialistas ou artistas locais para compartilhar experiências e dicas; e o Dialogus, roda de conversa de três horas, sobre temas atuais. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;