Cultura & Lazer Titulo
Morre Fadua Toukan, 'a poetisa palestina'
Por Da Agência EFE
14/12/2003 | 15:22
Compartilhar notícia


A poetisa Fadua Toukan morreu aos 86 anos, depois de permanecer em coma nos últimos dias, na cidade de Nablus, Cisjordânia, onde será realizado neste domingo um funeral público.

A morte de Toukan, que nasceu em 1917 em uma família rica e conservadora de Nablus, aconteceu após uma internação que se prolongou por oito meses.

Seus poemas se caracterizaram por sua apaixonada defesa dos direitos da mulher na sociedade palestina e árabe em geral e por seus protestos solidários ao seu povo e seu sofrimento sob a ocupação militar israelense depois da guerra de 1967.

A luta pelos direitos da mulher foi a partir de sua própria experiência como uma dos dez filhos de uma família ultraconservadora. Fadua costumava contar aos seus seguidores e amigos que, quando nasceu, seu pai lamentou que fosse menina.

A poetisa, que nunca se casou, descreveu em seu ciclo de poemas intimistas os obstáculos que enfrentou em sua evolução intelectual, entre eles a proibição paterna de estudar na Universidade como um de seus irmãos, também poeta.

Toukan, cujas obras foram traduzidas para o inglês e o pársi, protagonizou pouco depois da conquista da Cisjordânia por Israel em 1967 um famoso incidente por descrever em um de seus poemas contestadores um palestino que "comia o fígado" do então ministro da Defesa israelense, general Moshé Dayan.

Um de seus grandes admiradores, o presidente palestino, Yasser Arafat, não irá ao enterro por se encontrar confinado em seus escritórios da sede do Governo de Ramala, a Mukata.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;