Setecidades Titulo
Nascem quadrigêmeos na região
Por Fabio Leite
Especial para o Diário
19/08/2005 | 08:29
Compartilhar notícia


O Centro Hospitalar Municipal de Santo André teve um dia atípico quinta-feira. A dona-de-casa Kátia Cristo Tam, 25 anos, deu à luz quadrigêmeos. As três meninas e um menino nasceram prematuramente por volta das 10h, após pouco menos de oito meses de gestação. Mãe e bebês passam bem. Esse foi o primeiro caso registrado no hospital.

De acordo com o médico pediatra Maurício Rios, que acompanha a recuperação dos recém-nascidos, o fato inusitado só foi possível porque Kátia passou por um tratamento de indução hormonal que estimula a gravidez. Ela já havia perdido um filho por aborto espontâneo e teve parte do aparelho reprodutivo afetada. "A chance de nascer quadrigêmeos de forma natural, sem qualquer estímulo, é de uma em um milhão", diz.

Os bebês nasceram em média com 1,6 kg e 42 cm. Segundo Rios, eles ficarão incubados por cerca de 20 dias até alcançarem os 2 kg mínimos para receberem alta. "Todos são saudáveis. Não precisam de respirador, mas dependem de soro para se alimentar", explica.

Já a mãe, que ainda quinta-feira estava sob efeito da anestesia, deve ir para casa neste sábado. Kátia mora no Rio de Janeiro, mas passou todo o período de gestação morando de favor na casa de parentes em Diadema. Ela diz que a gravidez foi tranqüila e ficou surpresa quando descobriu que seriam quatro. "Fiquei espantada, mas estou muito feliz", relata.

Ela ainda não definiu o nome de todos os bebês. "O primeiro vai se chamar Juan Pablo. A segunda, Paloma. Os outros nós estamos pensando ainda", conta. Por essa dúvida também passou a andreense Ilma Dini, 48 anos. No dia 18 de fevereiro de 1986, ela deu à luz primeiros quadrigêmeos da região, no Hospital Neomater, em São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;