Economia Titulo
Inflaçao na 3ª semana fica em 0,78% na regiao
Por Sueli Carvalho
Do Diário do Grande ABC
28/12/2000 | 00:43
Compartilhar notícia


A alta nos preços dos combustíveis, da passagem de ônibus e do gás de cozinha foi a principal responsável pela inflaçao de 0,78% registrada no Grande ABC na terceira quadrissemana de dezembro, segundo o Indice de Preços ao Consumidor apurado pelo Instituto de Ensino Municipal de Sao Caetano (Imes). De acordo com o coordenador do IPC-Imes, Osmar Domingues, se nao fosse a boa influência do grupo alimentaçao, que registrou taxa negativa de 0,92%, o índice geral poderia ter superado 1%. "Esse grupo é o que deverá definir o fechamento do índice da quarta quadrissemana", afirmou.

O grupo transporte, que lidera a pressao do índice no sentido da alta, registrou uma taxa de 5,4%. Na seqüência vem a influência das despesas pessoais, cuja alta foi de 1,03%. "Além dos gastos com viagens, observamos também que o aumento de 2,52% no preço dos ingressos dos cinemas puxou o índice do grupo para cima", explicou.

Segundo Domingues, para o último fechamento do mês sao esperadas taxas quadrissemanais menores para os combustíveis, passagens de ônibus para o litoral, gastos com combustíveis para viagens e, muito provavelmente, para o gás de cozinha. "Se o grupo alimentaçao permanecer com taxa negativa como na terceira quadrissemana, o fechamento do mês poderá ser até abaixo de 0,7%", afirmou. Dessa forma, ele acredita que a estimativa do governo de fechar o ano com inflaçao em torno de 6% deverá ser cumprida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;