Turismo Titulo
Música de raiz é destaque em festival
Heloisa Cestari
Do Diário do Grande ABC
04/08/2005 | 08:52
Compartilhar notícia


Além dos shows com grandes nomes da música nacional, os acordes da cultura de raiz sertaneja também marcam presença em Barretos por meio de concursos como o Festival da Violeira Rose Abrão e a tradicional disputa do Berrante.

Criado há 22 anos para incentivar músicos anônimos, o Festival da Violeira já revelou nomes que ganharam destaque no cenário nacional, como o da dupla Rio Negro & Solimões – quando ainda eram José Divino e Luiz Felizardo. Dizem que os garotos eram tão bons que foram proibidos de se inscrever nos anos seguintes.

“Este é um dos eventos mais importantes da cultura sertaneja nacional”, garante o presidente da festa barretense, Jerônimo Muzetti. No festival, compositores amadores e profissionais têm a chance de mostrar seu talento em músicas inéditas, e ainda concorrem a R$ 12 mil em prêmios. A grande final entre os dez classificados acontecerá dia 20 de agosto, no Parque do Peão.

Outras competições de destaque entre os amantes do mundo country são o tradicional pau-de-sebo e o concurso do Berrante, que reúne os melhores berranteiros do país para testar suas habilidades com o instrumento, feito de chifre de boi e detalhes em couro. No dia-a-dia dos vaqueiros, o berrante é utilizado para emitir sons – agudos ou graves – que funcionam como sinal para dar alertas de perigo, avisar a hora do almoço, anunciar o toque de recolher ou algum outro recado típico do cotidiano rural.

E quem prefere cair na dança pode conferir as apresentações de uma das mais expressivas manifestações folclóricas da região: a catira, coreografia de origem goiana em que os violeiros se posicionam um de frente para o outro enquanto os dançarinos executam os figurados, com direito a muito bate-pé e palmeado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;