Cultura & Lazer Titulo
Maratona de diversidade musical é gratuita
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
12/12/2008 | 07:02
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Multiplicidade é a palavra de ordem da segunda edição do festival ABC do Som, que ocorre neste sábado, às 16h, e no domingo, a partir das 14h, no Espaço Cultural Cidadão do Mundo, em São Caetano. A entrada é gratuita, mas os organizadores pedem a doação de um quilo de alimento não-perecível.

O público poderá conferir uma maratona de shows, que inclui o hardcore do Nitrominds, o clássico punk rock do Garotos Podres e o jazz vanguardista do Tokyo Bordello. Os três são destaques da programação de domingo.

"O leque das atrações deste ano é bem mais diverso. Queremos dar enfoque à diversidade que rege o Grande ABC", afirma o escritor e um dos organizadores do festival, Marcelo Mendez.

Abertura - O debate Música Independente e Movimentos Sociais abre a série de atividades e conta com músicos reconhecidos pelo engajamento em causas comunitárias. Participam das discussões o ativista, dançarino e veterano do hip hop no Brasil, Nelson Triunfo; o cantor e compositor Edvaldo Santana; e o músico, poeta, artista plástico e agitador cultural Pedro Osmar.

"De alguma forma, essas pessoas já colaboram com o Cidadão do Mundo há algum tempo. Têm um trabalho de levar a cultura para a sociedade e, pela cultura, mudar a sociedade em que vivem", define Mendez.

Shows - Depois de discutir sobre os rumos da produção musical alternativa, Pedro Osmar sobe ao palco para mostrar o que isso significa na prática. Compositor com músicas gravadas por Lenine (Mote do Navio)e Elba Ramalho (Nó Cego), o artista fundou o movimento paraibano Jaguaribe Carne, que pregou nos anos 1970 a fusão de linguagens e a releitura de gêneros como maracatu e ciranda.

Também neste sábado, apresentam-se a Matéria Rima (rap); o Uafro (hip hop com influência de ritmos africanos); Poucas Trancas (rock) e Edvaldo Santana. Na seqüência, será a vez de Edvaldo Santana, que produz MPB temperada de referências de estilos como blues, salsa e reggae.

No domingo, será a vez do do rap politicamente engajado do Amandla; o rapper Raphão; o grupo de skate rock Grinders e os roqueiros do Henry Paul Trio. As apresentações serão realizadas em frente ao Espaço Cultural.

ABC do Som - Festival. Neste sábado, às 16h, e domingo, a partir das 14h. No Espaço Cultural Cidadão do Mundo - Rua Rio Grande do Sul, 73. www.festivalabcdosom.blogspot.com. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;