Memória Titulo Memória
Chove. E os soldados organizam acampamento

Indiferente ao movimento militar recém-terminado em seu território...

Por Ademir Medici
27/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


“Hoje, São Paulo Regatas versus Associação Atlética São Bernardo.”

O Estado de S. Paulo, domingo, 28-6-1914.

NOTA – Indiferente ao movimento militar recém-terminado em seu território, a juventude de um século atrás da região curtia mesmo era o futebol, já que as notícias da AA São Bernardo chegam até nós mesmo sem os registros da imprensa.

Os exercícios militares realizados pela Força Pública paulista entre os dias 25 e 26 de junho de 1914 quase foram atrapalhados pela chuva. Longas filas de barracas, alinhadas e uniformes, ocuparam as planícies.

As tropas foram divididas em dois grandes grupos, ora chamados de Partido A (Capa Branca ou Partido Branco) e Partido B (Capa Preta ou Partido Vermelho). Um dos dois seria declarado vitorioso ao fim das manobras.

Os jornais noticiaram os exercícios em minúcias. E oferecem informações curiosas para os tempos modernos. Detalhe a mais: em nenhum momento se fala na possibilidade de um conflito mundial. A Primeira Guerra Mundial parecia estar distante, ela que eclodiria um mês depois.

NOTÍCIA

Seja dito que nas linhas avançadas e de primeira resistência não podiam abrigar-se da chuva nas tendas, como é fácil prever; mas a vida na fileira é isso mesmo: hoje o dia é de uns, amanhã de outros – e aquele sossego abrigado da maior parte da tropa já tinha custado nada menos que cerca de 18 quilômetros de marcha.

E assim, entre um dedo de prosa, passaram os nossos soldados a noite do Partido Branco nos campos do Rio Pequeno (São Bernardo), os do Partido Preto nos altos da Saúde (bairro paulistano), enquanto que as tropas empregadas no serviço da segurança em estação, velavam, de ambos os lados, pela segurança das tropas, sujeitas à surpresa de um ataque noturno.

Os próprios temas davam margem a qualquer surpresa.

Fontes: O Estado de S. Paulo, 27-6-1914 (texto); A Vida Moderna, revista (fotos e legendas).

Amanhã, em Memória

A situação geral do Partido A (Capa Branca)

Municípios Paulistas

Aniversariam hoje: Bom Sucesso de Itararé, Holambra, Macedônia, Mairinque, Marapoama, Santa Maria da Serra, Taquarivaí e Torre de Pedra.

Municípios Brasileiros

Hoje é o aniversário de Mombaça e Quixadá, no Ceará; Nova Alvorada do Sul, no Mato Grosso do Sul; Afonso Bezerra e Macaíba, no Rio Grande do Norte.

Diário há 30 anos

Sábado, 27 de outubro de 1984 – ano 27, nº 5658

Manchete – Polícia Federal desencadeia ação contra PC do B.

Santo André – Prefeito Newton Brandão garante que pagará dívida em dia.

Movimento Sindical – Metalúrgicos aceitam 100% e trimestralidade.

Em 27 de outubro de...

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: os alemães repelidos ao sul de Lille; avanço dos franceses a noroeste de Sissons; cinco aeroplanos alemães destruídos na França.

1974 – A Noite dos Assassinos, de José Triana, encenada pelo Teatro de Arte de Santo André, classifica-se em primeiro lugar na fase final do 12º Festival de Teatro Amador do Estado de São Paulo, em Rio Claro.

Hoje

- Dia do Engenheiro Agrícola

Santos do dia

- São Frumêncio (ou Florêncio) viveu no século 4. Desenvolveu trabalho missionário na Etiópia, até morrer no ano 380. Considerado o Apóstolo da Etiópia.

- Vicente d’Avila

- Odrano 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;