Economia Titulo Tecnologia
Região tem de lidar com vaidade dos envolvidos para instalar polo

Projeto do parque tecnológico do Grande ABC teve avanço ontem com visita ao Parque ParqTEC em São Carlos

Por Soraia Abreu Pedrozo
Enviada a São Carlos
11/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O projeto do parque tecnológio do Grande ABC, cuja ideia existe desde o início dos anos 2000, deu mais um passo ontem com a visita a um dos dois parques de São Carlos, o Parque ParqTEC.

O modelo pode servir de base à iniciativa da região, já que contempla principalmente o desenvolvimento de novas ideias a partir de pequenas empresas nas incubadoras, ao contrário do que foi visto na primeira visita ao Parque Tecnológico de São José dos Campos, que levou grandes empresas a se instalarem lá.

No Grande ABC nenhuma das instituições privadas de grande porte, como montadoras, petroquímica e fabricantes de pneus, vão se mudar.

O problema está em conter as vaidades dos envolvidos no processo, pois para que o projeto comece a ser delineado, o que se espera que ocorra até o fim do ano, ele precisa ter definidos os locais de suas unidades.

PAPEL DAS INCUBADORAS - Dentro dessa questão inclui-se também o papel das incubadoras no parque, já que elas são os embriões do desenvolvimento de novas tecnologias.

"Antes de tudo, elas estão sob o guarda-chuva da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, da qual, inclusive, recebem recursos. Por isso, elas pertencem à região e não a um ou outro município", disse uma fonte que esteve em São Carlos, mas não quis se identificar.

Ele referia-se à Innova Incubadora Tecnológica, a mais tradicional incubadora de base tecnológica da região, que seria um trunfo de Santo André para o caso de a cidade desisitir mais uma vez de participar do Grupo de Trabalho do Parque Tecnológico do Grande ABC e tocar o projeto próprio que vem sendo desenvolvido desde o início do ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;