Cultura & Lazer Titulo TV
Cultura ganha novo ombudsman
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
28/07/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


A partir de hoje a TV Cultura terá um ombudsman, cargo muito comum em veículos de mídia impressa. O jornalista Ernesto Rodrigues assume papel de representante dos interesses do público da emissora mantida pela Fundação Padre Anchieta. A emissora é a única a manter uma pessoa nesse cargo. O jornalista Osvaldo Martins ocupou o cargo entre 2004 e 2006.

Rodrigues, que teve passagens pelos jornais O Globo e Jornal do Brasil, pelas revistas Veja, IstoÉ e na TV Globo, escreveu as biografias Jogo Duro - A História de João Havelange e Ayrton, O Herói Revelado, hoje atua como professor da PUC-Rio. O público comunicará críticas, comentários e sugestões ao jornalista via site (www.tvcultura.com.br).

Semanalmente, o porta-voz do telespectador publicará uma coluna no site. Fará também atualizações diárias no espaço com críticas sobre o que está no ar. Também está planejado um espaço na telinha para o ombudsman,

O profissional tem contrato de dois anos e nesse período avaliará tanto a programação adulta quanto infantil. Para tanto, será assessorado por um comitê de especialistas em educação e direitos da infância. Sua análise se pautará nos seguintes elementos: relevância para a cidadania, importância cultural e artística; credibilidade e interesse público das informações, equilíbrio e independência jornalística; potencial de entretenimento; utilidade comunitária; virtuosismo técnico e adequação à linguagem de televisão aberta.

Rodrigues não terá acesso antecipado aos programas: assim como o telespectador, assistirá ao conteúdo apenas quando for ao ar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;