Política Titulo Planos
Vanessa Damo foca o verde

Candidata a prefeita de Mauá pelo PMDB pretende iniciar processo de 'conscientização sustentável' nos moradores para tornar a cidade ambientalmente c

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
29/09/2012 | 06:04
Compartilhar notícia


 

A limpeza de Mauá está nos planos da candidata à Prefeitura Vanessa Damo (PMDB). Em carreata pelas ruas do Jardim Itapark, a peemedebista explanou seu objetivo de investir em questões ecológicas para que haja melhoria na qualidade de vida dos munícipes. Segundo ela, algumas ações não custarão caro aos cofres públicos e terão grande impacto no cotidiano e no futuro da cidade.

O processo de mudança pregado se inicia na formação de uma "consciência sustentável" na população. "Vamos investir em reciclagem e começar a fazer com que tenhamos a separação de materiais recicláveis do lixo comum. O incentivo tem de começar nas escolas, com aulas de conscientização ambiental. É importante para que os jovens já desenvolvam esse tipo de ideia e levem o conceito para suas casas", explicou Vanessa.

Assim como o concorrente Edimar da Reciclagem (PSDB), a candidata é favorável ao estudo da implementação de um dia específico na semana para que um caminhão recolha apenas os resíduos que podem passar por processo de reutilização. Ela aproveitou para ressaltar que o poder público deve ajudar no fortalecimento das cooperativas de reciclagem locais - o que acarretaria também na geração de emprego e renda.

Uma das preocupações da prefeiturável é quanto ao estado dos ecopontos (espaços que recebem itens recicláveis) de Mauá. "A ideia dos ecopontos é ótima, mas eles acabaram se tornando grandes depósitos de lixo comum. Esses espaços estão com a capacidade esgotada e alguns se encontram em lugares inadequados. Infelizmente, acho que não há conscientização da Prefeitura em relação ao papel desse projeto", lamentou.

Vanessa Damo deseja instalar pontos de apoio de coleta em diversos bairros para que as famílias possam dar fim adequado a resíduos que não podem ser despejados em qualquer lugar, caso do óleo de cozinha. "Se o óleo acaba sendo depositado diretamente na pia ou no ralo, dará início a contaminação muito grande. Por isso reforço a ideia de termos 100% do esgoto tratado na cidade nos próximos quatro anos" - projeto em execução pelo governo Oswaldo Dias (PT) prevê que 95% do esgoto de Mauá seja coletado e tratado até o fim de 2014.

A candidata aproveitou a discussão para garantir que, caso seja eleita em outubro, irá instalar centenas de lixeiras no município. "Elas estão cada vez mais difíceis de serem encontradas. Pode parecer simples demais, mas é algo que precisa ser feito. Se o Executivo fizer a sua parte, as pessoas vão seguir o exemplo", salientou.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;