Esportes Titulo
Escuderias já estruturam nova categoria para 2008
Por Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
27/10/2004 | 09:55
Compartilhar notícia


A Fórmula 1 poderá ganhar uma concorrente de peso a partir de 2008. A GPWC Holding, que reúne nomes fortes do mundo do esporte a motor, como BMW, Ferrari, Mercedes e Renault, divulgou nesta terça um comunicado que anuncia a contratação de uma empresa de consultoria para estruturar a nova categoria, que deverá entrar em ação daqui a três temporadas, quando terá expirado o Pacto de Concórdia, assinado pelas equipes com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que termina em 2007.

A GPWC foi criada porque as montadoras não concordavam com a distribuição dos lucros da atual Fórmula 1 pela FOM (Gerência da Fórmula 1, em inglês) e, segundo o comunicado divulgado nesta terça, a International Sports and Entertainment AG - a agência contratada - irá elaborar uma categoria de forma a eliminar "as fraquezas da F-1 e se preocupar com os interesses do público, das equipes e dos proprietários de circuitos".

Juergen Hubbert, principal executivo da GPWC, manifestou o seu descontentamento com a organização da Fórmula 1 . "Nós temos sido mais que pacientes com a atual administração, mas as recentes negociações indicaram a necessidade de criação de uma estrutura que garanta o futuro do esporte", afirmou.

Além de BMW, Ferrari, Mercedes e Renault, a GPWC contava com a participação da Ford, que anunciou o desejo de venda da equipe Jaguar e se despediu da categoria no Grande Prêmio do Brasil, no último fim de semana. Segundo a nota divulgada nesta terça, a empresa repassou suas cotas da sociedade às demais participantes do grupo.

Pizzonia - Apesar do otimismo do piloto Antônio Pizzonia quanto a ser titular da Williams em 2005, como companheiro de Mark Webber, o experiente alemão Nick Heidfeld, 27 anos, deve treinar com o carro da Williams tão logo os testes sejam retomados, dia 24, em Barcelona, na Espanha.

A BMW é fornecedora de motores e patrocinadora da Williams. Mas se Frank Williams optar por Heidfeld para a vaga de titular ou piloto de testes, será porque confia no seu trabalho e não em razão de uma eventual pressão da BMW. Frank Williams não dá espaço até mesmo a empresas decisivas quanto ao futuro da equipe para interferir na sua escolha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;