Internacional Titulo
Gorbatchev aconselha EUA a abandonar Afeganistão
Por Das Agências
28/10/2001 | 17:27
Compartilhar notícia


O ex-presidente soviético Mikhail Gorbatchev aconselhou os Estados Unidos a "encerrar a ação militar o mais breve possível" e partir rapidamente do Afeganistão, em uma entrevista publicada neste domingo pelo jornal espanhol "El Mundo".

Gorbatchev, que ordenou a retirada das tropas soviéticas do Afeganistão em 1989, depois de 10 anos de ocupação, considera que "a ação militar contra os terroristas, que têm uma rede ali, é correta". "Mas seria um erro utilizar depois esta ação para impor uma certa solução no Afeganistão. Espero de verdade que esse plano não exista."

"Entendo que, às vezes, as coisas mudam e que tudo pode se complicar ainda mais. Daí, acho que é preciso terminar a ação militar o mais breve possível e sair do país rapidamente. Depois, os problemas podem ser solucionados através de acordos políticos. Este é meu conselho aos Estados Unidos e está baseado em minha experiência no Afeganistão", declarou o ex-presidente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;